Carnaval

Acabou a espera, o Galo Gigante está de pé para o Carnaval 2020 do Recife

JC Online | 21/02/20 - 15h56
Tião Siqueira/JC Imagem

Acabou a espera! O Galo da Madrugada gigante, símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, foi erguido às 3h20 desta sexta-feira (21) e já está reinando na Ponte Duarte Coelho, na Boa Vista, Centro do Recife, para alegria do folião recifense. O chamado “Galo Circense de olho no futuro”, com 28 metros de altura e sete toneladas, veio ecofuturista, vestido com resíduos tecnológicos, e tem luzes de LED como a principal atração.

"Eu queria rever as previsões da “moda futurista” dos anos 60 e repensar como aquela estética geométrica circular padronizada dialogaria com a realidade de hoje. Foi aí que surgiu uma fantasia escultórica, com estrutura modulada de discos de vinil descartados, composta por materiais alternativos e sobras do Galo Artesão (2019), questionando o próprio lixo tecnológico como desejo de consumo e ponto de partida para uma artesania autoral. A sustentabilidade não sai da moda e ela tem seu legado fundamental nessa história”, explicou o artista Leopoldo Nóbrega, responsável por confeccionar a alegoria. 

"Eu queria rever as previsões da “moda futurista” dos anos 60 e repensar como aquela estética geométrica circular padronizada dialogaria com a realidade de hoje. Foi aí que surgiu uma fantasia escultórica, com estrutura modulada de discos de vinil descartados, composta por materiais alternativos e sobras do Galo Artesão (2019), questionando o próprio lixo tecnológico como desejo de consumo e ponto de partida para uma artesania autoral. A sustentabilidade não sai da moda e ela tem seu legado fundamental nessa história”, explicou o artista Leopoldo Nóbrega, responsável por confeccionar a alegoria. Ao todo, são 38 placas de LED de alta resolução e mais de mil clusters de LED que iluminam o Galo Gigante. Cada placa de LED faz parte de um mapa digital com programação sofisticada de efeitos gráficos e luminosos.

Utilizando elementos do circo, a gola da vestimenta do Galo é uma referência aos séculos XVI e XVII, mas um elemento sempre presente nos personagens do picadeiro. As cores escolhidas remetem à explosão de energia da infância. Essas cores estão, principalmente, em vinis pintados por crianças de 3 a 12 anos e alinhados a placas de LED, fazendo alusão ao "fuxico", a arte de emendar retalhos produzindo um efeito colorido.

Cada pontinha do rabo do Galo gigante tem uma estrutura helicoidal, que gira em direções opostas, causando um efeito de movimento com a força do vento. A crista tem um degradê com as cores do arco-íris. Cerca de 30 pessoas cuidaram da parte estrutural do Galo. Outras 30 vestiram o ícone. 

Galo da Madrugada é rei no coração do recifense

“O galo é tradição de Pernambuco, vou dizer que está ruim? Quem quiser que diga. Para mim está ótimo, muito lindo”. Foi assim que o ‘Tampa do Carnaval’, como estava fantasiado o auxiliar de higiene José Flaviano Fonseca, de 55 anos, defendeu com toda a raça o mascote da sua terra natal. 
Desfile do Galo da Madrugada
O cortejo do Galo acontece no próximo sábado. A farra começa às 9h com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que este ano percorrem todo o trajeto do bloco contando, de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há 30 anos por essa missão.
A exemplo de outros anos, em 2020, os trios elétricos que sairão no Galo da Madrugada serão comandados por artistas pernambucanos, que convidaram grandes nomes da música nacional para participar do maior bloco do mundo. Entre os artistas confirmados estão, Romero Ferro, Pablo Vittar, Armandinho, Bia Villachan, Marcelo Falcão, Michele Melo, Almir Rouche, Margareth Menezes, Fafá de Belém, André Rio, Maestro Forró, Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Fabiana Pimentinha e Irah Caldeira.

Artistas e ordem dos trios do Galo da Madrugada

1 - Alegoria Clarins e Palhaços
2 - Abre Alas | Estandarte do Galo, bandeira de Pernambuco e Galo
3- Alegoria Especial | Galo Skol Puro Malte
4 - Almir Rouche
5 - Bonecos Gigantes, Enéas Galeno, J. Borges
6 - Galo 78
7 - Passista (60)
8 - Gustavo Travassos e Fafá de Belém
9 - Estandartes
10 - Caminhão Especial
11 - Rei Momo
12 - Frevioca 1, Bonecos Gigantes de Alceu Valença e J. Michilis
13 - Bonecos (cabeções)
14 - Alegoria 1 | Banda da PMPE
15 - Alegoria 2 | Caju e Castanha
16 - Lima Neto, Dani Veroli e Ed Carlos
17 - Alegoria 3 (sertanejos) | Galo Preto
18 - Bia Villachan e Armandinho
19 - Bonecos Gigantes de Ariano Suassuna e Chico Science
20 - Alegoria 4 (monstros do Sertão)
21 - Marrom Brasileiro e Nádia Maia
22 - Maestro Forró
23 - Geraldinho Lins
24 - Asas da América
25 - Gerlane Lops
26 - Banda Pinguim e Cristina Amaral
27 - Nena Queiroga e Margareth Menezes
28 - Elba Ramalho e Marcelo Falcão
29 - Maestro Spok
30 - André Rio
31 - Fulô de Mandacaru
32 - Romero Ferro, Michelle Melo, Pablo Vittar
33 - Quinteto Violado e Catarina Rosa
34 - Som da Terra e Érico Brás
35 - Benil e Irah Caldeira
36 - Nonô Germando
37 - Banda Luará
38 - Fabiana Pimentinha
39 - Diego Cabral
40 - Orquestra Uuniversal
41 - Orquestra Perfil
42 - Turma do Pinguim
43 - Banda Inove
44 - Telmo Santiago