Maceió

Acabou a ficha: pacientes reclamam de marcação somente por WhatsApp em posto de saúde de Maceió

TNH1 | 26/07/22 - 10h45
Foto: Reprodução/Balanço Geral

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante, localizada no bairro Petrópolis, em Maceió, iniciou o processo de marcação de consultas e exames através do WhatsApp, na última segunda, 25. Mas o processo de "modernização" está deixando pacientes insatisfeitos, porque boa parte do público atendido não tem acesso às tecnologias. 

Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/RecordTV, pacientes relataram dificuldades em marcar os exames online por não possuírem os meios necessários. “Eu não tenho celular com WhatsApp. Como é que a gente vai conseguir marcar um exame com isso aqui [celular lanterninha]?”, aponta Maria Cristina.

Anteriormente, a marcação de exames no local era realizada pelo Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora) através de fichas. Agora o Cora foi substituído pelo Centro de Gestão Integrada da Saúde (CEGIS), que implantou a marcação online.

Maria Cristina relatou que recebeu a informação de que existem exames específicos que somente são marcados através do celular. Com a medida, os usuários do posto de saúde que não possuem aparelhos que suportam a tecnologia, ou que não possuam conexão de internet, também ficam sem acesso à marcação dos exames.

José Cícero de Souza é outro paciente da UBS e lembra a facilidade que tinha anteriormente, através do extinto Cora. “Se dava uma ficha e se marcava uma consulta. Agora, nem isso tem, porque vai marcar pelo WhatsApp ou pelo QRCode e tem gente que não sabe nem o que é”, relata José Cícero. 

De acordo com o apurado pela reportagem do Balanço Geral Alagoas, a direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante está em férias e, atualmente, é uma assistente social que está tomando as providências sobre a situação relatada pelos pacientes.

O TNH1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve resposta.