Cultura

Academia Alagoana de Letras: Carlos de Gusmão é tema de palestra do jornalista Ênio Lins

Redação TNH1 | 02/07/19 - 17h37
Divulgação

A Academia Alagoana de Letras promove nesta quarta-feira, 03 de julho, a palestra "Carlos de Gusmão: pioneirismo  na prática e teoria dos traços". 

A palestra, que começará a partir das 9h30, será proferida pelo jornalista Ênio Lins. 

A Academia Alagoana de Letras fica na Casa Jorge de Lima, na Praça Sinimbú, em Maceió. 

Carlos de Gusmão

Carlos Cavalcanti de Gusmão nasceu no engenho Castanha Grande em São Luís do Quitunde (AL) no dia 11 de setembro de 1885, filho de Manuel Messias de Gusmão Lira.

Foi delegado de polícia em Murici e auxiliar de auditor de guerra.

Integrou a comissão diretora do Partido Economista Democrático de Alagoas, criado a partir da reorganização do Partido Democrata alagoano (extinto em 1930), decidida na convenção de 2 de dezembro de 1932. Contudo, nas eleições para a Assembléia Nacional.

m outubro de 1934 foi eleito deputado federal por Alagoas, exercendo o mandato de julho de 1935 a novembro de 1937, quando, com a instauração do Estado Novo, foram extintas todas as câmaras legislativas do país.

Em 1947 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Foi fiscal de ensino do Liceu Alagoano, professor da Faculdade de Direito de Alagoas, fundador da Academia Alagoana de Letras e membro do Instituto Histórico de Alagoas.

Atuou como colaborador no Jornal do Comércio e publicou Do arrendamento e da parceria agrícola(1929), Defendendo a verdade (1950) e Boca da grota: reminiscências (1970).

Faleceu em 1974.

Informações: Boletim Min. Trababalho; CÂM. DEP. Deputados