Interior

Ação social realiza castração de animais de rua no interior de Alagoas

TNH1 | 17/04/21 - 20h02

Uma ação social realizou a castração de gatos neste sábado (17) no município de Boca da Mata, na Zona da Mata alagoana. Ao todo, 27 animais passaram pelo procedimento e o objetivo é estender a castração para cães a partir da próxima semana.

Alexandre Carlos, um dos voluntários do trabalho, explicou que a ação aconteceu na Escola Estadual Josefa Cavalcanti Suruagy, que cedeu suas instalações, e alguns animais foram trazidos de municípios vizinhos. Segundo ele, os gatos viviam ou ainda vivem nas ruas, e a castração visa diminuir o número de animais sem lar.

"Conseguimos castrar hoje 27 gatas e com isso estamos evitando o nascimento de, pelo menos, 189 gatinhos nos próximos meses, considerando a média de sete filhotes por gata. Esses animais ficariam sofrendo nas ruas, com fome, doenças e vulneráveis aos maus-tratos".

"Vão ter outros momentos com mais animais. É bom destacar que hoje não teve aglomeração. Foi feito um cadastro com as famílias que adotam animais de rua e com as pessoas carentes que criam vários animais", continuou.

Alexandre também afirmou que os voluntários agiram na identificação, transporte e cuidados pré e pós operatórios desses animais.

"É um trabalho que a gente não tem recursos. Houve uma doação de dinheiro, vinda de uma pessoa de São Paulo, para pagar todos os custos do procedimento".

"Para que esse trabalho possa continuar com as gatas e cadelas, já que tem inúmeras precisando de castração, precisamos de doações. Apelamos a quem puder nos ajudar a diminuir o sofrimento dos animais", completou Alexandre.

Quem tiver interesse em ajudar o grupo pode entrar em contato pelo número de telefone (82) 99804-0952.