Alagoas

Ações de trânsito para o Carnaval de Alagoas foram abertas nesta segunda-feira (17)

Agência Alagoas | 17/02/20 - 20h35
Lays Peixoto / Agência Alagoas

Para garantir que a população aproveite o período carnavalesco com segurança e responsabilidade, diversos órgãos de trânsito se reuniram, nesta segunda-feira (17), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), e apresentaram as ações educativas e de fiscalização a serem realizadas nos dias de folia. 

Além de o presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, e do presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Antônio Tenório, representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), Secretaria de Saúde Municipal, 5ª Gerência Regional de Educação, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), OAB Alagoas, e da operação Lei Seca estiverem presentes ao evento.

De acordo com Catão, o evento simboliza a união de todos os agentes de trânsito e sociedade civil em nome de uma causa universal. “O Detran é a casa de todos os órgãos que atuam por um trânsito mais seguro. Estão aqui representantes do governo federal, estadual e municipal. Essa união me fez perceber que temos pessoas que acordam com a vontade de tentar melhorar a situação do trânsito em Alagoas, e temos conseguido sucesso, por isso não podemos parar de progredir”, afirma. 

Durante a abertura do encontro, o chefe de segurança no trânsito do Detran/AL, Renan Silva, apresentou alguns dados de acidentes de trânsito ocorridos em Alagoas. Na oportunidade, ele discutiu alguns pontos estratégicos do estado que exigem maior atenção tanto na capital quanto no interior. 

Balanço Lei Seca

O coordenador da operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, divulgou o balanço da operação durante as prévias carnavalescas na capital. Segundo ele, a previsão é que haverá uma grande quantidade de testes de alcoolemia realizados, visto que, além de a equipe Lei Seca, a PRF e os Batalhões de Trânsito também irão fazer os testes e atuar na fiscalização. 

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, a Lei Seca atuou de forma volante nos bairros Gruta de Lourdes, Farol, Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde, Jacarecica e Mangabeiras. Ao todo, 695 testes de alcoolemia foram realizados e 671 veículos foram abordados e seus condutores revistados. Duas pessoas foram presas por conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, sendo uma prisão pelo teste de alcoolemia e a outra pelo Termo de Constatação de Embriaguez (TCE).

Seis condutores se recusaram a fazer o teste de alcoolemia e oito responderão administrativamente por dirigir com uma quantidade de álcool entre 0,05 mg/L e 0,33 mg/L no sangue. Cento e dois Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram aplicados por diversas irregularidades, 16 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas e 19 condutores foram pegos sem habilitação. 

Educação

O Detran/AL, desde o fim do ano passado, está promovendo a campanha “Quem vai pra rua vai de boa”, e adaptou o movimento para os dias de folia com a temática “Nesse carnaval, todo mundo vai de boa”. A autarquia vem realizando ações educativas na capital e no interior, além de ter uma forte presença nos meios de comunicação, e seguirá desenvolvendo essas atividades que visam à conscientização e mudança de comportamento no trânsito.