Interior

Acusado de mandar matar vereador em 1993 se entrega à Justiça

12/11/15 - 20h32

Renildo: assassinato brutal (Crédito: Reprodução)

Renildo: assassinato brutal (Crédito: Reprodução)

Um caso que chocou Alagoas na década de 1990 começa a ter um desfecho. Na tarde desta quinta-feira, 12, o fazendeiro José Renato Oliveira, de 80 anos, apontado como autor intelectual no assassinato do vereador da cidade de Coqueiro Seco, Renildo José dos Santos, em março de 1993, se entregou à Justiça. Ele estava com a prisão decretada desde a última terça-feria, 10, e se entregou diante de uma negociação entre sua defesa e a Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic). 

O advogado de José Renato, Welton Roberto, confirmou à produção do Cidade Alerta/TV Pajuçara, que o fazendeiro se entregou à Justiça na tarde desta quinta, por volta das 15h, respeitando o mandado de prisão.  Ele foi levado para o Presídio Baldomero Cavalcanti.

Também estão com mandados expeditos os policiais militares Luiz Marcelo Falcão e Paulo Jorge de Lima (ex-PM), apontados como autores materiais do homicídio.

Até agora, os réus estavam em liberdade porque, ao final do julgamento, em 2006, recorreram das sentenças. 

Polícia Civil inicia diligências para prender envolvidos na morte de vereador 

O crime

O crime ocorreu em 10 de março de 1993. Renildo foi arrancado de sua casa e sequestrado por policiais e inimigos políticos e morto de forma bárbara. Ele foi espancado e teve as orelhas, nariz e língua cortados, as unhas arrancadas e, depois, os dedos cortados.