Polícia

Adolescente morre enforcado dentro de unidade de internação em Maceió

Redação TNH1 | 28/08/20 - 07h02
Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME) | Divulgação/SUMESE

O adolescente Paulo Gabriel da Silva Costa, de 14 anos, morreu enforcado dentro da Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME), localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, na noite dessa quinta-feira, 27. Os suspeitos do crime também são menores, sendo um de 14 e outro de 16 anos.

De acordo com informações passadas no relatório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o jovem foi vítima de enforcamento e sofreu várias perfurações na cabeça feitas com hélice de ventilador. A motivação do ataque ainda é desconhecida.

Uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local e acompanhou os adolescentes suspeitos até a sede da delegacia, em Chã de Bebedouro, onde foi feito o ato infracional análogo por homicídio contra eles.

Os institutos Médico Legal e de Criminalística também foram acionados e realizaram o recolhimento do corpo de Paulo Gabriel e a perícia, respectivamente.

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) enviou uma nota à imprensa na manhã de hoje e confirmou que os suspeitos assumiram a culpa pela morte de Paulo Gabriel. Leia abaixo:

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem por meio desta nota confirmar a morte de um adolescente de 14 anos, no final desta quinta-feira (27), na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME), localizado no Complexo Socioeducativo no bairro do Tabuleiro do Martins. 

O corpo do adolescente foi encontrado com perfurações e com sinais de enforcamento. Outros dois adolescentes, um de 16 e outro de 14 anos, que estavam no mesmo alojamento, assumiram a culpa pelo homicídio. Os motivos que os levaram a este ato serão profundamente apurados por uma sindicância interna. 

A vítima iria completar 1 ano de internação em outubro. Ele cumpria medida socioeducativa por tentativa de homicídio. 

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram autuados pelo ato infracional análogo por homicídios. O IML e a Perícia do Instituto de Criminalista foram chamados para o local. 

A unidade onde ocorreu o homicídio possui capacidade para 24 adolescentes, porém apenas 14 estavam ocupando as vagas.

A Seprev aproveita para reiterar seu compromisso com a segurança de todos os 260 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo este caso um ato isolado diante de todas as medidas tomadas, porém que deixou a todos estarrecidos. Nesta semana, as Unidades de Internação completaram dois anos sem registrar nenhuma fuga.