Turismo

Aeroporto de Maceió registra em dezembro mais de 90% do fluxo contabilizado em 2019

Agência Alagoas | 12/01/21 - 09h11
Jonathan Lins

Mais de 180 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na região metropolitana de Maceió, no mês de dezembro do ano passado. O número representa mais de 90% do volume registrado no mesmo mês de 2019, quando pouco mais de 190 mil visitantes embarcaram e desembarcaram no principal aeroporto de Alagoas. Os dados publicados pela AENA Brasil, administradora do equipamento, superam as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Alagoas.

À frente do trabalho de atração de novos voos e de recuperação da malha aérea que atende ao Estado, fragilizada por conta da pandemia do novo coronavírus, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, conta que havia estabelecido como meta para o mês de dezembro, um volume de passageiros de até 80% do que o registrado em 2019. 

“Este é um resultado direto da recuperação gradual da nossa malha aérea, onde concedendo benefícios fiscais, conquistamos mais voos para o estado e saímos na frente dos concorrentes no mercado nacional. Tivemos também um forte trabalho de promoção do turismo, implantando seguros e rigorosos protocolos sanitários que nos renderam o selo Safe Travels de segurança sanitária para o setor. Dessa forma, seguiremos retomando o turismo com responsabilidade, gerando emprego e renda para os alagoanos”, pontuou o secretário Rafael Brito.

Malha aérea

A malha aérea alagoana cresceu gradualmente após a queda sofrida devido à pandemia do novo coronavírus. Em dezembro, o estado contava com 19 voos diários, em média, recuperando cerca de 75% do seu contingente aéreo pré-pandemia, quando a frequência destas operações era de 26 em média. Além da malha aérea regular, o estado contou com voos extras e fretados para os principais mercados emissores de turistas no mercado nacional. Até março deste ano, Alagoas recebe 120 operações de fretamento de grandes operadoras como CVC, Azul Viagens e FRT Operadora.