Geral

Agatha, Manu, Jéssica: onda é ficar platinada; veja dicas de especialistas

Folhapress | 09/03/21 - 21h31

Platinada! A atriz Agatha Moreira surgiu com os cabelos claríssimos para voltar a interpretar a personagem Giovanna na continuação de "Verdades Secretas", da Globo. Segundo o cabeleireiro responsável pelo tom, Anderson Couto, foram oito horas para chegar no resultado. Agora, será preciso hidratação semanal, xampus específicos e uma manutenção em, no mínimo, 20 dias.

Descolorir o cabelo assim fica lindo e causa impacto, mas tem que ter paciência para tantos cuidados. Universa conversou com o cabeleireiro das celebridades, Marco Antonio de Biaggi, e com Juha Antero, colorista do seu salão, o MG Hair, em São Paulo, para saber quais são as três dicas de ouro para platinadas e para as que querem entrar nessa onda.

Faça um teste antes para ter certeza que seu cabelo não vai cair

Juha avisa que o tom platinado é o mais trabalhoso de todos. E isso já começa no salão. Ele explica que pode acontecer de o cabelo não chegar na cor ideal ou então "quebrar". Isso significa que há o risco de seus fios caírem de alguma altura do comprimento e você perder um tufo considerável de cabelo. Que medo!

"Para evitar isso, a recomendação é sempre fazer o teste em uma mecha. Assim, é possível saber quantas vezes será preciso descolorir para, depois, passar o tonalizante", explica o colorista. Segundo ele, há situações em que será preciso fazer até três sessões de descoloração. "Tem que ter paciência e dinheiro. Diria que o valor é de R$ 800 para cima."

Cabelos muito finos e muito escuros com coloração não são recomendados a passar pelo processo. "Se for muito fino vai perder metade já na primeira lavagem", alerta Biaggi. "Uma opção é fazer mechas platinadas, evita estragar tanto o cabelo e não precisa de manutenção tão cedo", diz Juha.

Hidratação, xampus e cuidados: sua rotina nunca mais será a mesma

Biaggi avisa que, quem platina o cabelo, precisa deixar o xampu que usava até então de lado. É preciso investir em produtos específicos. "Vai ter que usar xampu, condicionador e máscara de hidratação com pigmento violáceo para não amarelar", diz.

Juha explica que o tom amarelado é muito comum de aparecer à medida que o tonalizante vai saindo dos fios, durante as lavagens. E diz que esses produtos também precisam ser voltados para cabelos frágeis por processos químicos. Ainda segundo o colorista "Também é importante fazer hidratação semanal. Uma para restaurar o cabelo, com proteína ou queratina, e outra para hidratar, devolver a água para os fios. Se não, fica parecendo uma vassoura de tão seco".

Até o tom da pele fica diferente depois da transformação para o platinado. "Deixa o rosto mais pálido, por isso sugiro usar maquiagem, um blush, um batom. Em relação à cor da pele, diria que pode tudo. Só não recomendo para pessoas com manchas na pele, porque elas podem ficar destacadas", diz Juha.

Pintar em casa só se o cabelo for curto, e olhe lá

Apesar das várias regras para o cuidado com os platinados, os especialistas não são totalmente contra pintar em casa. Mas Juha dá algumas dicas: faça isso somente se tiver os cabelos curtos, pois, caso quebrem, a possibilidade de consertá-los é maior do que nos compridos. E esteja ciente de que, ainda assim, pode ficar manchado, muito quebradiço e seco. Para cabelos longos, a descoloração caseira não é indicada de jeito nenhum. A outra dica é pintar durante a semana. "Se acontecer uma tragédia, dá para ir correndo para o salão. Já pensou se faz isso em um domingo e precisa esperar até segunda de manhã para ser atendida?", brinca Juha.

Mesmo seguindo todos os cuidados, quem platinar os fios vai perceber que eles ficarão mais opacos e sensíveis. "Cabelo descolorido nunca mais volta ao que era antes, o toque, a textura, tudo muda", conta. Por isso, é importante ter cuidado extra na hora de penteá-lo e arrumá-lo. "Vai ter que ter mais delicadeza e paciência."