Alagoas

Agricultores de Arapiraca recebem mantas do projeto Agreste Rural

Assessoria | 19/06/19 - 16h22 - Atualizado em 19/06/19 - 16h24
Assessoria

Agricultores de Arapiraca estão reaproveitando a manta de polipropileno na agricultura familiar e já percebem as melhorias na produção de hortaliças e verduras.


A manta GEOBAG de polipropileno com proteção UV é utilizada no tratamento de água e na agricultura é colocada diretamente sobre o solo, permitindo o cultivo de mudas, com passagem de água e luminosidade para o solo, favorecendo a produtividade e reduzindo os gastos com a manutenção da plantação. “O método, pioneiro no Estado,  permite a passagem de água e luminosidade para o solo, favorecendo, a produtividade, além de reduzir os gastos com a manutenção do plantação”, explica Sandro Martyres, técnico de Segurança do Trabalho da Agreste Saneamento.


O técnico acrescenta que o agricultor pode colocar as mantas diretamente sobre o solo e em seguida, plantar as mudas. Não é necessária nenhuma estrutura de sustentação. A manta impede a ação de insetos e pragas e permite a passagem dos raios solares e da água, segundo técnicos agrícolas, assim, possibilita a criação de um microclima ideal para o bom desenvolvimento das plantas.


A parceria entre a Prefeitura e a Agreste foi iniciada em julho de 2018, com a realização dos primeiros testes no campo para análise da viabilidade técnica do projeto. Atualmente, a técnica já está sendo utilizada em três propriedades rurais, na produção de hortaliças folhosas.


A manta é doada pela Agreste Saneamento para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que repassa aos produtores interessados e realiza o acompanhamento técnico do plantio.