Alagoas

AL recebe 63.610 doses de vacinas e passa a imunizar pessoas de 50 a 52 anos

Agência Alagoas | 18/06/21 - 15h22
Carla Cleto / Ascom Sesau

Alagoas segue avançando na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) enviou nesta sexta-feira (18) uma nova remessa com 63.610 doses, sendo 25 mil da CoronaVac e 38.610 da Pfizer. Com isso, o Estado passa a contemplar a imunização de pessoas com idades entre 50 a 52 anos, conforme anunciaram, em suas redes sociais, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A nova remessa dos dois imunobiológicos foi recebida na sede do PNI/AL, no bairro Farol, em Maceió, onde foi cadastrada e acondicionada nas temperaturas indicadas por cada fabricante. Os imunizantes da CoronaVac ficam na câmara fria, armazenados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, enquanto as vacinas da Pfizer ficam congeladas em freezers, que marcam entre -25° e -15° Celsius.

Após esse procedimento, os imunizantes são enviados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca. Com isso, as doses da CoronaVac e da Pfizer ficam à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para que possam ser retiradas.

A retirada das doses só pode ser feita depois que as Secretarias Municipais de Saúde solicitarem as vacinas e os insumos no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Para a Central de Maceió, o agendamento é realizado pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com e, para a Central de Arapiraca, pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com .

Com a nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde, Alagoas recebeu 1.664.880 de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Com o quantitativo, foram aplicadas 1.180.462 de imunizantes, sendo 865.043 destinada à primeira dose (D1) e outras 315.419 para a segunda dose (D2).