Alagoas

Alagoana de 10 anos vira youtuber para incentivar crianças à leitura; assista

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 25/01/19 - 21h25
Reprodução TV Pajuçara

A paixão pela leitura fez uma garota de 10 anos criar um canal na internet para estimular o hábito em outras crianças. Moradora do povoado Pé Leve, zona rural do município de Limoeiro de Anadia, Júlia aproveitou o amor pelos livros para desenvolver outro desejo: se tornar youtuber.

Diferente de outros jovens de sua idade, o passatempo preferido da menina não é brincar nas ruas com os colegas ou se entreter em joguinhos de celular. A curiosidade em conhecer o mundo através da leitura faz Júlia querer passear por páginas e palavras diariamente.

“A gente viaja sem sair do lugar e fica sabendo das coisas, de como é a história do mundo. Sabendo ler e escrever você pode ir longe, mesmo não tendo estudo”, afirmou Júlia.

Em casa, a garota tem apenas dois livros, pois a família não tem condições financeiras para comprar mais. Na hora de ler, a menina tem que se acomodar na sala, já que o quarto dela não tem luz. 

Para se aventurar ainda mais no mundo dos livros, Júlia tem que pegar dois ônibus por dia e enfrentar uma jornada de aproximadamente uma hora na estrada para chegar até a escola. Lá, com o incentivo dos professores, a garota começou a pegar os livros da biblioteca emprestados e, desde então, não parou mais. 

Os pais, principais incentivadores, nunca concluíram os estudos, mas isso não foi empecilho para cobrar dedicação da filha na escola. “Eu sempre digo a ela que estude, pois o futuro é esse. Eu não tive estudo, vim de uma família pobre e humilde. Estudei até a 4ª série porque me levantava todos os dias às 5 horas da manhã para trabalhar na roça”, disse a dona Adriana, mãe da pequena.

A família também se orgulha em ver a menina tão interessada em aprender e conhecer novas histórias. “Ela sempre foi inquieta, nunca se acomodou com nada”, lembrou seu Francisco, pai de Júlia.

Canal no Youtube 

Agora a paixão dela pelos livros será exibida para o mundo na internet com o objetivo de incentivar outras crianças. Com a ajuda da prima, a menina criou o canal “Júlia e seus livros”. “Eu sempre tive vontade [de ser youtuber], mas não tinha o  instrumento certo. E o celular, minha irmã não me dava. Aí só deu certo esse ano”.

Natália Cecília, prima de Júlia, contou que criar um canal na internet também faz a garota ter responsabilidade, e ao mesmo tempo ter diversão, além de incentivar a ela mesma e outras crianças.

“Como toda criança da nova geração, tinha o sonho de ser youtuber. Então, eu sugeri juntar duas coisas que ela gostava. É uma forma também de incentivar, para que ela tenha uma frequência e que toda semana ela se comprometa em produzir um material, em procurar um livro novo”.

Entre páginas, palavras, contos e histórias, Júlia ainda tem muito o que conhecer, porém, apesar da pouca idade, já tem muito a ensinar.

Assista à reportagem completa: