Geral

Alagoas apresenta plano de ação com foco no desenvolvimento infantil

Murici vai sediar o projeto-piloto; meta é ampliar a iniciativa para outros municípios alagoanos que apresentem baixos indicadores sociais

15/06/16 - 23h33
Agência Alagoas

O município de Murici sediará um projeto-piloto com foco no desenvolvimento infantil no Estado de Alagoas. O plano de ação foi apresentado nessa terça-feira (14), durante o encerramento do Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, que aconteceu no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo.

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, participaram do curso que proporcionou as ferramentas necessárias para implementar políticas e programas de promoção do desenvolvimento da primeira infância. Segundo a secretária, o público-alvo são as gestantes e as crianças de 0 a 6 anos. 

“O primeiro passo é garantir a sobrevivência dessas crianças, seguido da melhoria da alimentação, o desenvolvimento da linguagem, o acesso à escola, dentre outras iniciativas que integram um conjunto de ações intersetoriais”, informou a secretária estadual de Saúde. Desse modo, serão fortalecidas as áreas da Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social.

Rozangela Wyszomirska lembrou que existem iniciativas de sucesso no Estado de Pernambuco e São Paulo. “A expectativa é que o resultado desse projeto seja positivo também para Alagoas, desde a implantação até o monitoramento das ações, que vão apresentar resultados a médio e em longo prazo”, observou.

Com a execução das ações em prol da primeira infância no município de Murici, a meta é ampliar o projeto para outros municípios alagoanos que apresentem baixos indicadores sociais. Essa expansão está prevista para 2017 e vai ocorrer paulatinamente.

Conferências 

O Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância iniciou em março de 2016, na Universidade de Harvard (EUA). As atividades à distância seguiram entre os meses de março a junho, com conferências e sessões regulares de supervisão dos grupos. O encerramento aconteceu entre os dias 13 e 15 de junho, no Insper/SP, quando os representantes apresentaram os planos de ação.