Alagoas

Alagoas conta com núcleo especial para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Assessoria | 04/06/21 - 19h28
Assessoria / Reprodução

O dia 4 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, como o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão. Longe de ser uma data comemorativa, o marco busca alertar para as diversas formas de abuso praticadas contra crianças, além de trazer a reflexão acerca do papel da sociedade no combate a este tipo de prática.

Vale lembrar que o zelo pela segurança e o bem-estar dos menores não é uma tarefa exclusiva dos pais. Esta responsabilidade se estende também aos parentes, à comunidade, aos educadores e ao poder público.

Em Alagoas existe uma rede de proteção voltada especificamente para o público infantil, que conta com o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), criado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O equipamento oferece o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além de prestar orientações jurídicas aos familiares sobre os procedimentos legais e acompanhamento perante os órgãos do sistema de justiça.

Dados do Observatório de Prevenção à Violência da Seprev mostram que, em 2020, foram registrados 1089 casos de violência praticada contra crianças e adolescentes em Alagoas. Em 2021, o número de casos chegou a 410 até o mês de abril.

A psicóloga do NACAVV, Ana Laura Reis, ressalta que o combate a esse tipo de prática tem sido prioridade do Governo de Alagoas. Em 2020, o NACAVV atendeu 858 crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual ou psicológica. Até maio de 2021, 492 pessoas receberam atendimento especializado.

"As crianças chegam aqui com graves problemas psicológicos, com transtorno de estresse pós-traumático, quadro depressivo ou ansiosos. Aqui a gente começa a trabalhar para tentar minimizar esses danos ", explicou a psicóloga Ana Laura.

Para quem busca atendimento, o NACAVV funciona na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, em Maceió, e um novo equipamento será inaugurado na Casa de Direitos de Arapiraca. Para denunciar casos de violência contra crianças é aconselhado entrar em contato com o Conselho Tutelar, utilizar o Disque 100 ou Disque 181.