Saúde

Alagoas é o 5º estado do país em número de casos de microcefalia

30/11/15 - 14h53

Alagoas é 5º estado em número de casos de microcefalia (Crédito: Portal Proteste)

Alagoas é 5º estado em número de casos de microcefalia (Crédito: Portal Proteste)

Em nova nota técnica, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou a atualização do número de casos de microcefalia notificados em Alagoas e no restante do país. Segundo o texto, agora são 59 casos registrados, o que coloca o Estado em quinto dentre as unidades da federação.

De acordo com o documento, as notificações recebidas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância a Saúde (Cievs/AL) dão conta do registro de cinquenta e quatro casos em recém-nascidos, e cinco suspeitos de microcefalia intrauterinos (ainda constatados durante a gestação).

LEIA MAIS

Dez respostas sobre microcefalia e zika para entender o problema no Brasil

Confirmada ligação entre Zika vírus e microcefalia

Pernambuco e Recife decretam emergência por causa da epidemia de microcefalia

Em seu portal, o Ministério de Saúde (MS) também divulgou dados referentes à atualização dos casos, constatando que Pernambuco registra o maior número de casos, sendo 646. Em seguida, estão os estados de Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

“Entre o total de casos, foram notificados sete óbitos. Um recém-nascido do Ceará, com diagnóstico de microcefalia e outras malformações congênitas por meio de ultrassonografia, teve resultado positivo para vírus zika. Outros cinco no Rio Grande do Norte e um no Piauí estão em investigação para definir causa da morte”, diz a nota do MS.

Em Alagoas, Santana do Ipanema assumiu a liderança do ranking da microcefalia, com 21 casos, seguido por Maceió, com quinze. Delmiro Gouveia e Penedo somam cinco casos cada, com Palmeira dos Índios, Arapiraca e União dos Palmares tendo quatro, três e um casos, respectivamente.

Os casos intrauterinos foram registrados em Arapiraca, Girau do Ponciano e Canapí, com um caso suspeito em cada município, além de dois registrados em Porto Calvo.