Alagoas

Alagoas fará parte de diagnóstico nacional sobre população LGBT privada de liberdade

Representante do Governo Federal conheceu Unidades de Internação de Adolescentes e comunidade acolhedora de dependentes químicos

Ascom Seprev | 07/05/19 - 18h45
Reprodução

Alagoas entrou, nesta terça-feira (7), na rota do Governo Federal para construção de um diagnóstico e articulação de políticas públicas para a população LGBTI privadas de liberdade. Na ocasião, foram visitadas a Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió, e a Comunidade Acolhedora de Dependentes Químicos Fazenda Esperança Santa Terezinha, em Marechal Deodoro.

A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, acompanhou a visita da diretora de Promoção LGBTI do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Marina Reidel, que conheceu as instalações e projetos desenvolvidos pela Seprev para socioeducação de adolescentes e recuperação de dependentes químicos.

Para a secretária Esvalda Bittencourt, a presença do Ministério em Alagoas representa um momento também de articulação entre as esferas estadual e federal. “Nós estamos mostrando na prática esse trabalho de acolhida, carinho e renovação para quem precisa, atendendo a todos, sem discriminação e com excelência para que tanto os jovens que estão se tratando da dependência química quanto os adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas possam voltar a sociedade recuperados”, ressaltou.

De acordo com Marina Reidel, a visita também teve o objetivo de elencar as medidas, iniciativas e projetos exitosos que estão sendo executados pelo Governo de Alagoas para a população LGBT.

“Ontem participei de um seminário sobre o tema e hoje tive essa oportunidade de conhecer esses dois espaços de recuperação. Acredito que esse tipo de articulação é fundamental, não só para o Estado, como para a União e dentro dessa perspectiva fica mais fácil pensar a transversalidade através da troca de experiências. Nesses dois dias que estive por aqui, a impressão que fica sobre Alagoas é a melhor possível”, enfatizou.

A visita a UIF e a Fazenda Esperança foi acompanhada também pelo secretário Executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Erivaldo Teixeira; pela superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, pela representante do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBT e assessora técnica da Seprev, Alexandra Pedrosa e da gerente da Unidade de Internação Feminina, Samara Lopes.