Geral

Alagoas já registrou 108 achados de cadáveres em 2018

Eberth Lins | 20/12/18 - 10h16
Corpo masculino foi achado boiando nesta quinta | Cortesia

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado boiando, nesta quinta-feira (20), na Lagoa Mundaú, no bairro Dique Estrada, em Maceió. Outro corpo do sexo masculino também foi achado, na última terça-feira (18), em um canavial da Usina Santa Clotilde, no complexo Benedito Bentes, também na Capital. Este, embora em avançando estado de decomposição, foi identificado como Weberson Cavalcante da Silva, de 22 anos.

Seriam dois cadáveres, não fossem os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apontando que a polícia já ultrapassou 108 achados só em 2018. Uma média de 10 corpos por mês. O dado representa 7,3% do total de homicídios registrados no mesmo período de 11 meses. Os números, embora chocantes, mostram uma redução de 44 ococrrências similiares. 

Para a SSP, o número de achados de cadáveres segue uma média e a maioria caracteriza-se como homicídios. 

Dificuldade de identificação

Os corpos encontrados são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), de onde são libados para sepultamento após a identificação. No entanto, muitos desses achados não são reclamados por familiares, abarrotam os freezers do IML e comumente são liberados para sepultamento como indigentes.

Corpos não identificados poderão ser doados para estudos: Foto: Arquivo TNH1

Segundo o IML, corpos sem reconhecimento ficam, em média, um mês no freezer do IML até que são liberados para sepultamento no Cemitério Divina Pastora, da Prefeitura de Maceió, a exemplo de um corpo feminino encontrado em novembro dentro de uma grota, no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió. Na semana passada, o IML também anunciou que corpos não reclamados poderão ser doados para estudos em universidades.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do IML para levantar a quantidade de corpos que permanecem sem identificação, mas foi informado de que órgão está fazendo um balanço administrativo, o que impossibilitaria a compilação dos dados.