Meio Ambiente

Alagoas lança Sistema de Informações de Recursos Hídricos, nesta quinta-feira, 28

Com o sistema, será possível que a população possa solicitar outorgas do uso da água e monitorar o nível dos rios e das chuvas no estado em tempo real

Ascom Semarh | 25/04/22 - 14h42
Reprodução

Garantir a disponibilidade hídrica e o monitoramento destes recursos de forma efetiva e com transparência. É com este intuito que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fará o lançamento do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH), na próxima quinta-feira (28), no Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Alagoas, a partir das 9h.

Alagoas será o primeiro estado do país a implantar o sistema com informações relacionadas aos recursos hídricos. Com ele, o cidadão poderá fazer a solicitação de outorga de autorização para o uso da água de forma online, preenchendo os formulários e inserindo os documentos exigidos sem precisar sair de casa, também podendo acompanhar toda a evolução do seu processo por meio da plataforma.

O sistema também contará com um mapa com informações sobre a quantidade de outorgas concedidas em Alagoas, além das informações sobre a disponibilidade hídrica de cada rio e a demanda de água de cada bacia hidrográfica do Estado.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Pedro Lucas, o SIRH trará mais agilidade e efetividade aos usuários de água. “Essas informações condensadas em uma única plataforma vão permitir que o usuário planeje melhor o seu projeto de uso da água. Essas informações também serão importantes para pesquisas relacionadas ao uso da água, onde alunos e professores poderão ter acesso de forma facilitada”, destacou o secretário.

A população ainda terá acesso ao monitoramento hidrometeorológico, onde será possível acompanhar em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas nas regiões do Estado.

No evento de lançamento haverá a apresentação do sistema, suas funcionalidades e uma mesa-redonda sobre a modernização da gestão dos recursos hídricos e seus impactos e será aberto ao público.

OS interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link https://bityli.com/SDaNGI

O SIRH foi idealizado em parceria entre a Semarh, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).