Alagoas

Alagoas Maior entrega placas de energia solar e certificados ao Apiário Zumbi

Agência Alagoas | 11/02/21 - 21h09
Jonathan Lins / Agência Alagoas

Visando impulsionar o empreendimento e fixar seu produto no mercado, o Alagoas Maior entregou ao Apiário Zumbi, em União dos Palmares, 20 placas de energia solar e 27 certificados de cursos realizados. O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, esteve presente para inauguração do sistema fotovoltaico e certificação junto a parceiros do programa realizada nessa quarta-feira (10). 

O programa possibilita que as cooperativas e associações atendidas trabalhem a melhoria de seus produtos em quesitos que vão desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias contratadas pelo Sebrae Alagoas, parceiro na coordenação do projeto junto ao Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Um importante curso realizado foi o de Seleção e Produção de Abelhas Rainhas, com foco em fortalecer as colmeias e aumentar a produção de mel pelos apiários participantes. Outros que tiveram seus certificados entregues foram: Canvas Execução Estratégica, Canvas Estratégia de Vendas, Gestão Financeira e Controles Financeiros.

“Estou há alguns anos sendo acompanhado pelo Governo e tenho visto melhorias no meu negócio. Antes nossas embalagens eram fechadas com espigas de milho. Hoje, com o Alagoas Maior, nós temos uma embalagem pronta para o mercado e, não só isso, conseguimos empregar 27 famílias que vivem da apicultura. Com a ajuda do programa, nosso próximo passo é exportar própolis vermelha para o mundo”, pontua Jean Ferreira, proprietário do Apiário Zumbi e presidente da Associação de Apicultores de União dos Palmares. 

Em uma ação conjunta entre as superintendências de Energia e Mineração (Suem) e Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder) da Sedetur, o empreendimento também inaugurou a instalação de 20 placas e um conversor de energia solar. Com isso, eles poderão ter um abatimento de até 90% no valor pago à Equatorial e uma contrapartida significativa no ganho de lucro. 

Com esse novo recurso, além da economia o Apiário passa a ter isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) - previsto como política pública do Governo de Alagoas para àqueles que optam pelo uso dessa energia limpa em seus negócios. As placas foram instaladas pela i9 ambiental, que vem trabalhando com a Suem em diferentes projetos.

“Hoje passa um filme na minha cabeça não só das mudanças que o Apiário Zumbi vem passando, ao ultrapassar barreiras e já conseguir chegar a novos e maiores mercados, mas de todas as famílias de produtores espalhadas pelo estado que começam a viver um novo momento por meio da atuação do Alagoas Maior. A qualificação de produtos, condições de acesso aos consumidores finais e capacidade de melhoria de gestão de negócio são alguns dos benefícios do programa que surgiu justamente com esse objetivo: transformar os sonhos dos mais de 10 mil alagoanos atendidos pelo projeto em realidade”, expõe o secretário Rafael Brito.

Também estiveram presentes no evento Fátima Aguiar, coordenadora do Alagoas Maior pelo Sebrae; Alay Correia, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional; Bruno Macedo, gerente de Energia e Mineração; Areski Freitas (Kil), prefeito de União dos Palmares; Jailson Ferreira, sócioproprietário do Apiário Zumbi; Sydney Costa, proprietário da i9 Ambiental.