Alagoas

Alagoas pode ter chuvas intensas e rajadas de vento nos próximos dias

Tempo instável pode gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, Agreste, Baixo São Francisco e Zona da Mata, alerta Semarh

Ascom Semarh | 28/05/20 - 15h28

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico, nesta quinta-feira (28), com previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com algumas pancadas intensas e rajadas de vento em pontos isolados do Litoral, do Agreste, do Baixo São Francisco e da Zona da Mata de Alagoas. A instabilidade no tempo começa a partir de hoje, podendo se estender até o próximo sábado (30). Essas chuvas podem gerar acumulados significativos nestas regiões.

As condições atmosféricas próximas à costa leste do Nordeste estão favoráveis à formação de nebulosidade convectiva causadas pela convergência de umidade e por restos de uma frente fria que devem provocar essas chuvas.

O Aviso Meteorológico indica ainda que além das regiões citadas, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco em outras partes do estado.

Pancadas intensas de chuva ainda podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos, movimentações de massa em áreas de encosta e elevação no nível dos rios.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Os avisos emitidos pela Semarh são encaminhados para Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Gabinete do Governador.