Alagoas precisa de aproximadamente 45 mil doses da Coronavac para concluir a imunização com a segunda dose (D2) do grupo prioritário nos municípios que relataram falta da vacina, segundo levantamento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alago.
Alagoas precisa de aproximadamente 45 mil doses da Coronavac para concluir a imunização com a segunda dose (D2) do grupo prioritário nos municípios que relataram falta da vacina, segundo levantamento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).
LEIA TAMBÉM
Nesta quarta-feira (28), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que o presidente da entidade recebeu a garantia de que o Ministério da Saúde (MS) deve liberar, até o final desta semana, um novo lote da vacina Coronavac.
Segundo a AMA, após a reunião de avaliação semanal, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, solicitou a interlocução do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para uma definição sobre o calendário de aplicação da D2.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também recebeu a informação do Ministério da Saúde para adoção de uma nova logística de distribuição da vacina Coronavac para normalizar o repasse na aplicação da segunda dose. De acordo com a pasta, a partir de 3 de maio, o Instituto Butantan volta a produzir 600 mil doses por dia e fará o repasse diário para que o governo federal remeta aos estados, que repassam aos municípios.
Ampliação do intervalo da Coronavac
Com a falta das vacinas, pessoas que já tomaram a primeira dose da CoronaVac estão preocupadas, visto que o prazo para a segunda dose foi ampliado de 21 para 28 dias. Para especialistas, no entanto, a ampliação do prazo não compromete a imunização. O Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirma que tomar a segunda dose da vacina alguns dias após a data recomendada pela fabricante não compromete a imunização, e não há perdas dos efeitos da primeira dose.
LEIA MAIS
+Lidas