Alagoas

Alagoas promove última colheita de soja em 2015 na sexta-feira, 13

10/11/15 - 16h47

Plantação e colheita de soja e milho foram identificadas como grandes alternativas às dificuldades vividas pelo setor (Crédito: Agência Alagoas)

Plantação e colheita de soja e milho foram identificadas como grandes alternativas às dificuldades vividas pelo setor (Crédito: Agência Alagoas)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira (13) um Dia de Campo no município de Junqueiro para a última colheita de soja em Alagoas no ano de 2015. A colheita, que inclui ainda uma área extensa cultivada com milho, acontece na Fazenda Santa Alice, no Povoado Caiçara, a partir das 9h. Estão previstas as presenças do governador Renan Filho e do secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos. 

No início do ano, a soja e o milho foram identificados pelos integrantes do Programa de Incentivo à Produção de Grãos, executado pelo Governo do Estado por meio da Seagri, como alternativas às dificuldades vividas pelo setor sucroenergético alagoano. A partir do trabalho junto à classe produtiva da comissão que comanda o programa, foram plantados este ano 400 hectares de soja nos municípios de Junqueiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Porto Calvo, além de 30 mil hectares de milho em todo o Estado. 

Como resultado, Alagoas conseguiu pela primeira vez em sua história garantir a exportação de soja para a Europa, a preços que variaram entre R$ 88 e R$ 97 a saca. De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, isso demonstrou ao produtor rural que Alagoas tem potencial para produzir o grão, além comprovar a existência de mercado interno e externo para o que é produzido. 

“Plantamos soja de Norte a Sul do Estado já neste primeiro ano do Programa de Grãos e conseguimos exportar pelos terminais de carga de Sergipe e da Bahia. A soja não transgênica produzida em Alagoas atingiu um valor de mercado excelente e foi vendida para a Europa, mostrando ao produtor que vale a pena investir nessa cultura. Em Junqueiro, vamos colher soja que será utilizada como semente no Sudeste brasileiro, o que também tem um valor agregado muito grande. Temos mercado e potencial para expandir o plantio, o que nos traz uma perspectiva extremamente positiva para 2016”, disse Vasconcelos. 

A Fazenda Santa Alice, em Junqueiro, pertence à Usina Seresta e foi arrendada pelo Grupo Santana. Na área, foram plantados 180 hectares de soja e outros 181 hectares de milho. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, integrante da Comissão de Grãos, o plantio de soja em Alagoas neste ano de 2015 foi considerado experimental, mas, a partir de 2016, a cultura deverá ser implementada de forma planejada e extensiva em várias regiões do Estado. Já a cultura do milho conseguiu resultados significativos em 2015, podendo chegar a 60 mil toneladas colhidas para grãos e forragem, volume aproximadamente três vezes maior que no ano anterior. 



Fonte: Agência Alagoas