Alagoas

Alagoas registra primeiro caso suspeito de transmissão local de coronavírus

Numero de casos suspeitos subiu de 6 para 9 nesta quarta-feira, 11, segundo a Sesau

Redação TNH1 com assessoria | 11/03/20 - 15h04

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou, por meio de nota, nesta quarta-feira, 11, o primeiro caso suspeito de coronavírus por transmissão local. Segundo a Sesau, o número de casos suspeitos subiu de 6 para 9. Entre eles, está sob investigação uma pessoa que teve contato domiciliar e apresentou os sintomas. O contato, segundo a  nota da Sesau, foi com o único paciente que testou positivo para Covid19, cuja confirmação foi feita no último domingo, 8.

Os demais casos são de pessoas que relataram viagens para países com transmissão local de coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem três formas de contaminação: a daquelas pessoas que viajaram ao exterior, vindos de países com circulação do vírus; a de quem teve contato com quem viajou ao exterior, chamada de transmissão local, e aquela entre pessoas que não viajaram ao exterior e nem tiveram contato com viajantes, a chamada transmissão comunitária ou sustentada.

Países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã estão na lista de locais com transmissão do covid-19.

Enquanto a Sesau anuncia 9 casos suspeitos, o site do Ministério da Saúde apresentava 1 caso confirmado, apenas 4 casos suspeitos, além de 7 descartados em Alagaos, na tarde desta quarta-feira, 11. Veja o número de notificações de covid19 no Brasil.

Um caso confirmado

No último domingo (8), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência nacional, encaminhou resultado laboratorial detectável para Covid-19 em Alagoas. Trata-se de um homem, de 42 anos, que esteve em viagem à Itália, e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.

Até esta quarta-feira (11), foram notificados 24 casos suspeitos de Covid-19. Nove casos estão em investigação; um foi confirmado; oito foram descartados para o Covid-19 com base em exames laboratoriais; e seis foram excluídos.