Meio Ambiente

Alagoas tem 14 locais afetados por petróleo; sobe para 139 no Nordeste

Redação com Assessoria | 10/10/19 - 11h00
Divulgação/IMA

Técnicos de órgãos ambientais monitoram possível agravamento na foz do rio São Francisco. Desde o início da semana as manchas de óleo foram encontradas em praias de Piaçabuçu. Na quarta-feira (09) foram avistadas pequenas manchas na região da foz, e nesta quinta-feira (10), os técnicos do Instituto do Meio ambiente (IMA), através do Gerenciamento Costeiro, mantém a atenção para caso haja necessidade de medidas de contenção.

O relatório atualizado pelo Ibama em 09 de outubro apresenta o registro de ocorrência de 139 locais afetados, nos nove Estados do Nordeste. Segundo o documento, em Alagoas apareceram 14 pontos em 10 municípios: Piaçabuçu, Coruripe, Roteiro, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Japaratinga. Entretanto, também há relatos de aparecimento de óleo em Jequiá da Praia e Feliz Deserto.

De acordo com Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, por enquanto será mantido a atenção. “Nós estamos em comunicação permanente com os outros órgãos ambientais existentes em Alagoas e nos outros Estados, mantemos a comunicação também com as prefeituras. Estamos todos em alerta para caso haja a necessidade de medidas para conter o avanço de manchas”, disse.

Sobre a possível instalação de barreiras de contenção, o coordenador disse que serão utilizadas apenas em caso de necessidade. “Se houver o aparecimento de manchas grandes as barreiras poderão ser utilizadas, de modo localizado, para evitar que o produto atinja outros pontos de maiores sensibilidade ao óleo”, comentou Ricardo César.

Animais

Entre os 22 animais encontrados, afetados pelo óleo ou recolhidos de modo preventivo, três deles estavam em Alagoas, em Feliz Deserto e Coruripe. Todos os três eram tartarugas marinhas, até agora apenas uma delas não resistiu, as outras duas continuam vivas e em recuperação.