Saúde

Alagoas tem 7º pior desempenho de vacinação contra a Covid e aumenta ocupação de leitos

Eberth Lins | 29/12/21 - 12h59
Em Alagoas, o plano de vacinação já contempla a dose de reforço, a chamada 3ª dose, para pessoas a partir de 18 anos com quatro meses completos após a 2ª dose | Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Às vésperas das festas de final de ano, quando aumenta o risco de aglomeração, Alagoas apresenta o 7º pior desempenho na conclusão do esquema vacinal inicial, isto é, a aplicação das duas doses das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Com somente 54,1% da população vacinada com as duas doses, o estado fica atrás apenas do Amazonas (52,3%), Tocantins (51,9%), Maranhão (50,3%), Acre (47,7%), Roraima (39,7%) e Amapá (39,1%). Já os vacinados com ao menos uma dose em Alagoas somam 71,4% da população, o que deixa o Estado também na 7º posiçaõ. O levantamento é da Folhapress, com informações do consórcio formado pelos veículos Folha SP, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1. O consórcio toma como base a população total de cada estado. 

Ainda comparando com dados gerais, Alagoas está abaixo da média nacional tanto em vacinados com a 1º dose, que é de 77,6%, e imunizados completos, que é de 66,8%. Divulgado no último dia 27, o levantamento da Folha não informou se considerou a população geral dos estados ou as populações vacináveis. 

Sobre o desempenho do estado no ranking, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas disse, ao TNH1, que a Sesau "entende que o percentual está baixo e pretende ampliar a vacinação". De acordo com a Sesau , seguindo os últimos dados da cobertura vacinal (que são do dia 02/12/2021 - data anterior ao ataque hacker no sistema do Ministério da Saúde ) a cobertura estaria em 82,7% com ao menos uma dose e 62,4% com o esquema completo, considerando que, a Sesau considera para este cálculo a população apta a ser vacinada, ou seja, maior de 12 anos, ao contrário do levantamento do consórcio, que tomo como base a população geral. 

Porém, se observada isoladamente, no entanto, a situação da capital alagoana é mais confortável.  Em Maceió, 64,76% da população já recebeu as duas doses das vacinas, enquanto 74,14% está vacinada ao manos com uma dose. Se a comparação for somente considerando a população adulta, ou seja, acima de 18 anos,  a capital tem 87.52% da população totalmente imunizada e 90.12% com ao menos uma dose. Os dados são do vacinômetro alimentado pelo Município e atualizado no dia 27 deste mês.

A ocupação de leitos em Alagoas teve um leve aumento neste final de ano . Foto: Agência Alagoas 


Dose de reforço - Em Alagoas, o plano de vacinação já contempla a dose de reforço, a chamada 3ª dose, para pessoas a partir de 18 anos com quatro meses completos após a 2ª dose. Para os imunossuprimidos, a dose de reforço está sendo aplicada já com 28 dias depois da 2ª dose. Também podem se vacinar com a primeira ou segunda dose os adolescentes de 12 a 17 anos, adultos, com ou sem comorbidades, gestantes - com prescrição médica-, puérperas ou privados de liberdade.

Ocupação de leitos volta a aumentar - Nessa terça-feira (28), a Secretaria de Saúde do Estado chamou atenção para um novo aumento na ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, um dos principais indicadores de controle da pandemia. 

Ocupação de leitos para tratamento da Covid-19 atualizada no último dia 27. Fonte: Sesau


Governo pede cautela e prevenção à população - "A Sesau informa que, apesar da diminuição no número de mortes, os alagoanos devem se manter em alerta, pois a ocupação de leitos teve um aumento no estado. Dos 225 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 65 estavam ocupados até às 16 horas dessa segunda-feira (27), o que corresponde a 29% do total. Atualmente, 26 pacientes estão em leitos de UTI, cinco pacientes estão ocupando o leito Intermediário e 34 estão nos leitos de enfermaria", comunicou a secretária na tarde de ontem.