Futebol Nacional

Além da 'seca' de 50 anos, Atlético-MG vai ter de acabar com outro jejum para ser campeão

Ogol | 02/12/21 - 09h04

Não houve festa, ainda, para o torcedor atleticano. A ansiedade aumenta conforme surgem novas oportunidades para comemorar, e o Atlético Mineiro terá mais uma nesta quinta-feira. Mas, para encerrar o longo jejum de 50 anos, o Galo terá de quebrar outro tabu: não vence o Bahia há 18 anos lá.

A disputa do Bahia é outra, contra o rebaixamento, e embora isso possa ser um reflexo da diferença entre as forças, a realidade é que o Tricolor Baiano tem motivações de sobra para o duelo. O retrospecto mostra a força do time em seus domínios contra o Galo: a última derrota foi em 2003, no primeiro ano dos pontos corridos, quando o campeonato ainda contava com 24 clubes na primeira divisão.

Os duelos entre as partes na Bahia costumam ser equilibrados. De 2003 para cá foram nove confrontos, com sete empates e duas vitórias dos donos da casa, que vieram justamente nos dois últimos jogos, em 2020 e 2021. O empate hoje, no entanto, não basta para o Atlético antecipar sua conquista.

O Bahia é, historicamente, uma pedra no sapato do Atlético quando joga em casa. Até 1980, o Galo sobrava no confronto, invicto e com quatro vitórias em sete duelos pelo Brasileiro e Robertão. Desde 1984, no entanto, os mineiros só venceram duas vezes os embates: em 2003 e 1997. A invencibilidade atual do Tricolor é a maior da história do confronto.

Datas para a comemoração - Caso não vença hoje, o Atlético pode ser campeão sem entrar em campo nesta sexta-feira. Basta que o Flamengo não vença o Sport, na Arena Pernambuco. O Leão está rebaixado e não se sabe que motivação terá para o embate.

Se não for campeão até sexta, o Atlético pode comemorar junto a sua torcida no domingo, no Mineirão. O rival será o Red Bull Bragantino, que ainda luta para confirmar vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Na segunda-feira, o Flamengo volta a campo com a obrigação de vencer a qualquer custo para manter vivas as chances de títulos, que já não serão tão remotas se ainda estiverem em aberto nesta data. Por fim, na rodada derradeira, o Rubro-Negro encara o Atlético Goianiense, enquanto o Galo enfrenta o Grêmio, ambos fora de casa, na quinta-feira.