Mundo

Alumínio reciclado e cerejeira: tocha olímpica de Tóquio-2020 é lançada

O designer Tokujin Yoshioka disse ter se inspirado em desenhos de árvores feitos por crianças afetadas pelo acidente nuclear de Fukushima

VEJA.com | 20/03/19 - 22h38
Olimpíadas | Pixabay

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio-2020 apresentaram nesta quarta-feira, 20, a tocha olímpica do evento. Feita de alumínio reciclado, o objeto é dourado e tem design inspirado nas flores da cerejeira, árvore que é um dos símbolos do Japão. As cinco pétalas desenhadas na ponta da tocha também fazem referência aos anéis olímpicos.

O lançamento da tocha nesta quarta quase coincide com o início da primavera no Hemisfério Norte do planeta (no dia 22), época em que as cerejeiras florescem em solo japonês. A data marca ainda a contagem de um ano para a chegada da chama olímpica ao país asiático, vinda da Grécia.

Responsável pela criação da tocha, o designer Tokujin Yoshioka disse ter se inspirado em desenhos de cerejeiras feitos por crianças numa escola que visitou na cidade de Fukushima, onde ocorreu um acidente nuclear em uma usina atingida por um tsunami em março de 2011. “Eu fiquei muito impressionado com a expressão poderosa desses desenhos feitos pelas crianças. Eles estão tentando superar desafios para seguir em frente. Eu quis compartilhar isso com o mundo”, afirmou Yoshioka .

Fukushima precisou ser evacuada naquele que foi o maior acidente nuclear desde Chernobil, na Ucrânia. Estimativas apontam cerca de 17.000 mortos entre atingidos pelo terremoto, pelo tsunami (causado pelo terremoto) e também durante o processo de evacuação. Para fazer a referência ao acidente, o criador da tocha usou em sua composição alumínio que foi utilizado na construção de casas temporárias para as vítimas do tsunami.