Nordeste

Alunos pernambucanos ganham prêmio ao combater racismo na escola

Diário de Pernambuco | 29/08/19 - 22h56
Instituto Alana

As práticas racistas, a negação da identidade e o desconhecimento das origens negras foram o tema de um trabalho premiado que irá levar estudantes pernambucanos para para Roma, na Itália. A viagem será um prêmio da 5ª Edição do Desafio Criativos da Escola. Os alunos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Milton Pessoa, integrantes das Associações Quilombolas do Livramento e Águas Claras, de Triunfo, criaram o projeto "Consciência, Cor e Arte".

Tudo começou quando os professores propuseram aos estudantes que refletissem sobre as práticas discriminatórias cometidas contra as comunidades quilombolas próximas à escola. Os alunos constataram práticas que reproduziam o racismo em suas próprias relações interpessoais, como apelidar colegas de "quilombolas" - de forma pejorativa - ou por meio da contação de piadas com elementos preconceituosos. Para entender como esses hábitos impactavam na vida dos colegas quilombolas, o grupo realizou um questionário com os alunos dessa comunidade. Os resultados mostraram que 80% se utilizava de eufemismos para caracterizar sua cor; 52% afirmava o desejo de alisar o cabelo e 62% desconhecia a história da sua comunidade.

Ao perceberem as consequências na vida dos colegas, os alunos organizaram um cronograma de atividades para valorizar a cultura negra, e produziram dois curtas-metragens - Vozes do Livramento e Na Batida das Águas Claras - que contam com depoimentos de idosos quilombolas. A conclusão dessas ações, feitas durante o ano de 2018, foi apresentada durante eventos de homenagem ao Dia da Consciência Negra de 2018 em duas comunidades locais. 

Agora, três estudantes e um professor orientador da iniciativa embarcam, em novembro, para Roma. Como parte da premiação deste ano, os premiados participarão da Conferência Global "Eu Posso" (I Can) - com a presença do Papa Francisco, de artistas e demais lideranças mundiais - onde vão compartilhar suas experiências de protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe para outros 2 mil estudantes de todo o mundo.