Alagoas

AMA começa entrega de RGs e equipamentos de proteção individual a municípios

Ascom AMA | 25/06/20 - 12h55
Foto: Reprodução

Com o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação de Alagoas, nesse período de pandemia, a Associação dos Municípios Alagoanos - AMA – fechou parceria com o governo do Estado para garantir a distribuição do documento. Agora, as pessoas vão receber o RG em casa ou em locais pré definidos, na cidade que moram, com todo aparato de segurança para evitar aglomerações.

Após fazer a triagem e conferência dos mais de 20 mil documentos recebidos, a AMA começa a distribuição com todos os cuidados preventivos. A operacionalização se  dará de duas formas, iniciando com a entrega para os municípios que estão enviando um servidor à AMA para receber ar carteiras dos moradores da cidade. Em um segundo momento a Entidade irá levar aos municípios os documentos.

A AMA também está emitindo uma série de orientações aos municípios para que o trabalho seja realizado com toda segurança.

  • Disponibilizar atendimento com hora marcada ou outro meio desde que não haja aglomeração de pessoas, assim como a disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários;
  • Guarda dos documentos de Identificação Civil recebidos da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA nesta data;
  • Indicação nome do responsável pela distribuição assim como contato telefônico;
  • Entregar os documentos de Identificação Civil apenas ao seu requerente ou ao seu representante legal; Os recibos serão em duas vias havendo a obrigatoriedade de devolução de uma devidamente assinada .
  • Informar semanalmente a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA os RGs entregues;
  • Devolver a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA os documentos que por ventura não haja procura para que a mesma devolva ao Instituto de Identificação Delegado Mário Pedro.

DISTRIBUIÇÃO DE EPI

Além desse trabalho, a AMA preocupada com o aumento do covid-19 no interior, fechou parceria com a Universidade Federal de Alagoas e está doando mais de 5 mil máscaras e face Shield – equipamentos de proteção – aos trabalhadores da área de saúde e centros de referência de assistência social.

A entrega vai acompanhar o calendário das carteiras de identificação e também começa nesta segunda feira.

A ação é resultado de uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas. As máscaras e protetores faciais foram financiados com recursos próprios da AMA que comprou os filamentos e o acetato. Os protetores faciais foram fabricados pelo Laboratório de Fabricação Digital da UFAL  em parceria com o colégio Fantástico que cedeu espaço da sala de informática e os funcionários para ajudar na confecção. A Secretaria Estadual de Educação também doou as impressoras 3D para ajudar no projeto ,além das impressoras disponibilizadas pela UFAL. As máscaras de tecido foram feitas por costureiras de uma associação comunitária , com material adquirido pela AMA . A Grafmarques também entrou na parceria para dar mais agilidade ao processo e está cortando e furando as folhas de acetato para montagem das máscaras face.

Segundo a presidente da AMA, prefeita Pauline Pereira a AMA tem se mobilizado de várias formas, desde que a pandemia se instalou no país orientando sobre a adoção de medidas restritivas e, agora, esse reforço nos equipamentos de proteção vai ajudar a salvar mais vidas .