Futebol

Ao lado de Medina, alagoana Marta é indicada ao Prêmio Brasil Olímpico

Redação com FolhaPress | 15/11/18 - 08h16
Jogadora Marta | Dan Istitene / Getty Images

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a alagoana Marta foi indicada nessa quarta-feira (14) ao Prêmio Brasil Olímpico de 2018. O anuncio foi feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que também trouxe os nomes de Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ana Sátila (canoagem slalom) como finalistas no feminino. Na categoria masculina concorrem Gabriel Medina (surfe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Pedro Barros (skate).

Depois de dois anos, o prêmio volta a ser entregue em dezembro -a cerimônia acontecerá no dia 18, no Rio. Nas duas últimas temporadas, a premiação foi adiada para março, do ano seguinte. Os atuais vencedores são Mayra Aguiar e Marcelo Melo, que desta vez não ficaram entre os finalistas.

Nas últimas semanas, jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte foram convidadas a votar numa plataforma online do COB, indicando seus escolhidos (a partir de uma lista tríplice) como melhor de cada modalidade, e também o favorito de cada um como atleta do ano no masculino e no feminino. Esses dois vencedores só são anunciados no evento.

No feminino, chama atenção a ausência de Erika Miranda, bronze no Mundial de Judô e que recentemente anunciou aposentadoria. E também a indicação de Ana Sátila, que foi mal no Mundial de Canoagem Slalom realizado em casa, no Rio. Nas duas provas olímpicas, foi sexta colocada no C1 e nona no K1.

Ana Marcela recentemente conquistou o tetracampeonato do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, enquanto que Marta venceu pela sexta vez o prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa, em cerimônia realizada em Londres, em setembro.

No masculino, Gabriel Medina é o atual líder do circuito mundial de surfe, vencendo duas etapas - a última delas, no Havaí, pode lhe dar o bicampeonato mundial. Isaquias, que já venceu o prêmio em 2015 e 2016, faturou três medalhas no Mundial de Canoagem Velocidade. Na prova olímpica do C1 1.000m, foi bronze. Já Pedro Barros foi campeão mundial de skate park há duas semanas. O skatista, porém, aguarda julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) depois de ser flagrado com um dos derivados da maconha em seu organismo.

MODALIDADES

Também nessa quarta-feira o COB anunciou os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico em 51 modalidades. Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Fernando Reis (levantamento de peso) e Hugo Calderano (tênis de mesa) venceram pelo sexto ano seguido.

Outros nomes se mantiveram como João Victor Oliva (adestramento), Marcus Vinicius D'Almeida (tiro com arco) e a dupla Martine e Kahena (vela), todos pentacampeões. Pedro Veniss (hipismo saltos) faturou o tetra, enquanto Ygor Coelho (badminton) agora é tricampeão.

Entre as surpresas, a escolha de Darlan Romani no atletismo, apesar de Almir Junior ter faturado a única medalha brasileira no Mundial Indoor. Na ginástica artística, o prêmio voltou a Arthur Zanetti, depois de ficar com Thais Fidelis no ano passado. O revezamento 4x100m livre masculino ganhou na natação, Erika Miranda no judô e Marcelo Melo no tênis. No vôlei, o escolhido foi Douglas Souza. No basquete, o jovem Yago.