Saúde

Apesar de recomendação do MS, Alagoas segue vacinando contra gripe apenas público-alvo

Redação TNH1 com Ascom Sesau AL | 27/06/22 - 14h52
Olival Santos/Sesau AL

Na última sexta-feira (24), o Ministério da Saúde divulgou que a partir do sábado (25), estados e municípios poderiam ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza, já que a cobertura vacinal no país atingiu apenas 53,5% em dois meses e meio de campanha. Porém, em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) resolveu prorrogar a vacinação até 8 de julho apenas para os grupos prioritários.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, a decisão se deu porque os grupos prioritários são o público que, quando infectado, evolui com maior gravidade, entre hospitalização e óbito. Sendo assim, segundo a Sesau, é importantíssimo que esforços sejam feitos para vacinar essa pessoas. 

Os grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), para a vacinação contra a Influenza são os idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já a campanha de seguimento contra o sarampo tem por objetivo vacinar crianças de seis meses a quatro anos de idades não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, além de trabalhadores da saúde que precisem atualizar sua situação vacinal.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) de Alagoas, a prorrogação para os grupos prioritários ocorreu, porque as coberturas vacinais alcançadas até o momento no Estado encontram-se abaixo das metas estabelecidas para estas campanhas. Por isso, o PNI destaca a necessidade da adoção pelos municípios de medidas, como busca ativa de não vacinados e vacinação extramuros, visando melhorar o desempenho da vacinação nos municípios.

“Pedimos que todas as pessoas contempladas no público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para as duas campanhas possam se vacinar. Desse modo, estarão se protegendo contra a Influenza, que pode resultar em hospitalização e levar ao óbito, bem como, contra o Sarampo, que pode deixar graves sequelas”, ressaltou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira.