Aplicações da 2ª dose da Coronavac são suspensas no interior por falta de envio de imunizantes

Além de Maceió, que já havia anunciado nesse domingo que não recebeu do Governo do Estado o quantitativo total de vacinas para aplicação das segundas doses, outros municípios alagoanos paralisaram o serviço de imunização ness...

Publicado em 26/04/2021, às 07h10
Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Por TNH1

Além de Maceió, que já havia anunciado nesse domingo que não recebeu do Governo do Estado o quantitativo total de vacinas para aplicação das segundas doses, outros municípios alagoanos paralisaram o serviço de imunização nesse fim de semana. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) decidiram, conjuntamente, estender o prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac, passando de 21 para 28 dias – o que é permitido pelo fabricante do imunizante e está previsto na bula da vacina. A diminuição nas remessas enviadas pelo Ministério afetam todo o país, visto que a capacidade de produção do Instituto Butantan foi reduzida por falta de insumos.

Até o momento, as prefeituras das cidades de Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e Capela comunicaram que aguardam o repasse das remessas de imunizantes para voltar com a vacinação do público.

Já Marechal Deodoro informou que a remessa disponível no município foi aplicada no último sábado, com um total de 450 segundas doses.

Ampliação de aplicação da 2ª dose

Sesau e Cosems orientam a população a prestar atenção na data que consta no cartão de vacinação e acrescentar sete dias para tomar a segunda dose da Coronavac. “Caso no cartão de vacinação a segunda dose esteja marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 de abril, agora esta pessoa deve procurar os pontos de vacinação no dia 03 de maio”, explicam.

A extensão do prazo foi pactuada entre o Estado e os municípios alagoanos por meio da Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) número 014, de 22 de abril de 2021. A resolução será publicada em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na bula da vacina Coronavac consta a informação de que a aplicação da segunda dose do imunizante deve ser realizada entre 14 e 28 dias. Em Alagoas, havia sido estipulado, inicialmente, que o prazo seria de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Ainda conforme a bula do imunizante, há informações científicas sobre o intervalo de 28 dias garantir uma melhor resposta imunológica no organismo contra o novo coronavírus.

Gostou? Compartilhe