Geral

Após cair de escada rolante, idoso espera cerca de meia hora por atendimento

27/04/16 - 15h04
Cortesia/Lícia Gatto

Atualizada às 15h50

Um idoso de aproximadamente 70 anos ficou 30 minutos sem qualquer tipo de assistência e atendimento médico após ter caído de uma das escadas rolantes do Aeroporto Zumbi dos Palmares, nesta quarta (27). O aeroporto internacional de Alagoas ainda não possui nenhuma unidade de pronto atendimento médico.

De acordo com uma das pessoas que estavam no aeroporto no momento do acidente, identificada como Lícia Gatto, disse que o idoso teria tentado subir a escada com o carrinho de bagagem – procedimento não permitido no aeroporto – quando caiu, bateu a cabeça no chão e ficou desacordado.

“Ele ficou, seguramente, cerca de meia hora sem ninguém se aproximar para ajudá-lo. A Infraero chegou depois, quando ele estava acordando”, disse Lícia, ao informar que não saberia precisar de que altura o homem teria caído.

Segundo a mulher, a Infraero teria assistido o idoso e retirado ele da escada para um outro ambiente, onde o mesmo teria esperado pelo atendimento médico de uma ambulância. “Muita gente que estava na hora ficou revoltada. Eu fiquei fazendo reclamações em voz alta, é um absurdo não haver atendimento médico dentro do aeroporto. O senhor estava desacompanhado e ficou desacordado”, contou.

Uma pessoa que trabalha no aeroporto e não quis ser identificada, disse que embora o aeroporto não possua uma unidade para atendimento médico, existe uma equipe de bombeiros habilitados para socorrer passageiros que embarcam e desembarcam no local. À reportagem do TNH1, a fonte disse que o idoso foi prontamente atendido por essa equipe em menos de meia hora. 

O setor de imprensa da Infraero detalhou o acontecido por meio da nota de esclarecimento abaixo, enviada à reportagem do TNH1 por email:

A Infraero foi notificada do episódio às 09h58 e imediatamente acionou o serviço de atendimento médico de emergência a serviço do Aeroporto Internacional de Maceió (AL).

Em paralelo, a equipe de segurança da Infraero solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros que estavam de plantão na Seção de Combate a Incêndio do aeroporto que fizeram a imobilização do passageiro.

Às 10h34, a equipe do serviço médico de emergência chegou ao terminal e iniciou os primeiros atendimentos ao idoso. Às 11h15, o passageiro foi removido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Informamos que elevador panorâmico, localizado na área central do saguão do terminal, está em pleno funcionamento.

Dessa forma, vale ressaltar que a Infraero aplicou todos os recursos disponíveis para atendimento do usuário. 

É importante destacar que o Aeroporto de Maceió dispõe do serviço de remoção de passageiros para atendimento de emergências aeroportuárias, como ocorreu hoje pela manhã.

Após cair de escada rolante, idoso espera cerca de meia hora por atendimento
Após cair de escada rolante, idoso espera cerca de meia hora por atendimento
Após cair de escada rolante, idoso espera cerca de meia hora por atendimento
Após cair de escada rolante, idoso espera cerca de meia hora por atendimento