Alagoas

Após chuvas, moradores de Santana passam por quarentena em abrigos improvisados

Eberth Lins | 03/04/20 - 13h10
Foto: Cortesia / Bombeiros

Em meio à pandemia do coronavírus, que já chegou ao interior de Alagoas e obrigou que cidades adotassem medidas mais duras para frear a proliferação do vírus, moradores do município Santana do Ipanema, na região do Sertão, sofrem em dobro após a cidade ter sido atingida por fortes chuvas.

Os moradores que tiveram as casas atingidas pela cheia têm cumprido o isolamento social, medida recomendada pela Organização Social de Saúde (OMS), em abrigos montados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e pela Coordenadoria Estadual Defesa Civil.

As primeiras estruturas foram montadas no Campus II da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e na igreja matriz da cidade, a Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana. 

“Santana do Ipanema foi muito atingida pelas chuvas e o rompimento da barragem em Pernambuco. A quantidade de famílias afetadas impressiona. Há muitos casos de famílias que perderam tudo que tinham. Perderam suas casas, moveis, roupas, estão sem nada, por isso essa campanha para darmos condições de sobrevida nesse momento tão difícil”, detalhou o major Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, acrecentando que já são quatro abrigos e que um novo espaço deve ser montado em breve. 

Para ajudar na manutenção dos abrigos, a Defesa Civil e os Bombeiros criaram a campanha 'SOS Santana do Ipanema'. Os órgãos pedem doações de alimentos, roupas, lençóis, toalhas, eletrodomésticos e móveis, além dos também fundamentais, sobretudo neste momento, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal.

Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas
Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas (Foto: Cortesia / Ascom Bombeiros )
Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas
Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas (Foto:Cortesia / Ascom Bombeiros )
Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas
Abrigos foram improvisados para receber moradores afetados pelas chuvas (Foto:Cortesia / Ascom Bombeiros )
Defesa Civil e Bomebeiros fazem campanha para receber doações
Defesa Civil e Bomebeiros fazem campanha para receber doações (Foto: Divulgação )

Como doar

As doações em Maceió devem ser feitas da sede da Defesa Civil Estadual, localizada na Rua Ciridião Durval, número 85, no bairro Farol. A sede fica aberta, das 7h às 17h.

"Em Santana do Ipanema, as doações devem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Cras, para que profissionais façam uma triagem e destinem as doações aos abrigos de forma mais organizada, confome demanda de cada um", explicou major Cavalcante.

Chuvas em Santana

O município Santana do Ipanema está em Situação de Emergência desde o último dia 25, após a cidade ter sido atingida por fortes chuvas na semana passada. Já depois do decreto de emergência, a cidade voltou a receber chuvas, desta vez o cenário foi ainda pior, visto que o volume de águas na região foi agravado pelo rompimento de uma barragem particular em Pernambuco que resultou no transbordamento do Rio Ipanema.