Televisão

Após demissão da Globo, jornalista diz que foi punida por ficar doente

Exame | 09/11/18 - 09h59
TV Globo

Nesta segunda-feira, dia 5, a jornalista Izabella Camargo foi demitida pela Globo ao retornar de licença médica após desenvolver sintomas de estresse profissional, uma doença conhecida como síndrome de burnout.

Ela era apresentadora da previsão do tempo dos programas Hora 1 e do Bom Dia Brasil desde 2014. Seu turno na Globo começava às 3h da madrugada, ela fazia quatro entradas durante o primeiro programa e ficava até 20 minutos dando as informações de meteorologia. E também participava do segundo programa.

Izabella ficou chocada com a demissão e sente que está sendo punida por ter ficado doente. “Quando voltei, fiquei confusa, ainda não sei a razão da demissão”, conta ela.

Ela falou a reportagem que quatro médicos acompanharam sua saúde e que buscou tratamentos paliativos para sintomas que surgiram pelos anos, como acupuntura, yoga e meditação.

Segundo ela, a doença está relacionada com o horário de trabalho na emissora. Ela chegou a pedir para mudar seu turno, mas não teve o pedido atendido. E em agosto, ela sofreu um apagão ao vivo, enquanto falava com o apresentador José Roberto Burnier, âncora do Em Ponto.

“Todos os laudos médicos diziam a mesma coisa. O que eu estava sentindo fisicamente foi provocado frequência de trabalho naquele horário e meu corpo estava pedindo ajuda. Foram seis anos na madrugada e a casa [Globo] tem todos esses laudos. Estava muito feliz em voltar, pois honro meu trabalho”, comenta.

No mesmo dia, ela foi diagnosticada com burnout, com risco de convulsões, e seu médico a mandou pedir licença.

A síndrome de burnout é um esgotamento mental relacionado ao estresse e excesso de trabalho. Entre seus sintomas estão problemas de memória, fadiga, dores musculares, depressão, falta de apetite e problemas no sono.

Apesar a despedida difícil, a jornalista afirma que é muito grata à emissora e às pessoas com quem conviveu no tempo que passou na Globo. Agora, ela quer cuidar de sua recolocação no mercado e de sua saúde.

“Espero ajudar para que outras pessoas não tenham o que tive. Espero que cada pessoa possar pensar no seu tempo e na sua saúde e perceba se não está ultrapassando os seus próprios limites”, diz.

Por e-mail, a assessoria da emissora afirmou que “em hipótese alguma a TV Globo confirma as declarações de Izabella Camargo para o site ‘Notícias da TV’ sobre os motivos de sua saída da emissora. A própria Izabella já disse a jornalistas que está “bem de voz, mente e corpo em equilíbrio”. O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda relação com as razões que a levaram a tirar licença médica, mas a emissora não trata em público de suas relações com funcionários ou ex-funcionários. A Globo é reconhecida por todos como uma empresa que zela por seus funcionários, dando todo o apoio possível. Como já dissemos antes, a Globo agradece à Izabella pelos anos de convivência, dedicação e profissionalismo.”