Mundo

Após nascimento da filha, Mark Zuckerberg doa fortuna do Facebook

02/12/15 - 16h19

Novo papai, Zuckerberg afirma que vai doar fortuna do Facebook (Crédito: Reprodução/Yahoo!)

Novo papai, Zuckerberg afirma que vai doar fortuna do Facebook (Crédito: Reprodução/Yahoo!)

O criador do Facebook, Mark Zuckerbeg, e sua esposa Priscilla Chan anunciaram a doação de quase a totalidade de sua fortuna a uma fundação sem fins lucrativos, seguindo o caminho filantrópico de Bill e Melinda Gates, ao informar o nascimento de sua filha Maxima.

Zuckerberg se soma aos multimilionários americanos que se uniram à iniciativa "Giving Pledge" (a promessa de dar, em inglês), e dedicam a maior parte de sua fortuna à filantropia.

Outros que também se somaram à iniciativa são o fundadores da Microsoft, Bill Gates, e sua esposa Melinda; a chefe de operações do Facebook, Sheryl Sandberg; o magnata do Oracle, Larry Ellison e o magnata Barry Diller da IAC/InterActiveCorp.

"Entregaremos 99% de nossas ações do Facebook, que valem atualmente 45 bilhões de dólares, durante o decorrer de nossas vidas nos unindo a outros na luta para melhorar o mundo para as próximas gerações", afirmou na terça-feira, ao anunciar o nascimento de Maxima.

A Chan Zuckerberg Initiative busca "impulsionar o potencial e promover a melhoria das áreas da saúde, educação, investigação científica e energia", declarou na página do Facebook da fundação.

"Continuarei sendo presidente do Facebook"

Zuckerberg também publicou uma "Carta à nossa filha Max", junto a uma foto de sua esposa olhando ternamente para a bebê nos braços dele. Não foi especificado o dia exato do nascimento da menina.

"Agora que você inicia a próxima geração da família Chan Zuckerberg", diz a carta, "nós também iniciamos a Chan Zuckerberg Initiative para nos unir a outras pessoas no mundo que trabalham para promover a igualdade para todas as crianças das próximas gerações".

"Nos concentraremos primeiro no aprendizado personalizado, em erradicar doenças, em conectar as pessoas e construir comunidades fortes", assegura Chan no texto.

"Sabemos que é uma contribuição pequena comparada a todos os recursos e talentos daqueles que trabalham nestes temas. Mas queremos fazer o possível e trabalhar ao lado de outros", acrescenta.

"Nossa sociedade tem a obrigação de intervir agora para melhorar as vidas daqueles que estão por vir, não só para aqueles que estão aqui", escreveu Zuckerberg.

"Continuarei sendo presidente do Facebook por muitos, muitos anos, mas estes temas são importantes demais para fazê-los esperar", acrescentou o novo pai que, antes do nascimento da Maxima, já afirmava sua intenção de tirar dois meses de licença paternidade.

Quando anunciou a gravidez de sua esposa no final de julho, Zuckerberg revelou em sua página que estavam tentando engravidar há anos, mas ela havia sofrido três abortos espontâneos.

Ele doará quase todas suas ações do Facebook com o fim de "estimular o potencial humano e promover a igualdade" mediante intervenções de bem público, disse a rede social com base na Califórnia em um informe à Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

Zuckerberg "tenta conter sua posição de maioria de voto em nossa companhia no futuro imediato", acrescentou o Facebook na presença da SEC.

"Tiro o chapéu para Mark"

"Eu tiro o chapéu para Mark Zuckerberg por tomar esta decisão, da qual jamais se arrependerá, e fazer uma diferença pela qual sempre será recordado", disse o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, um dos signatários do "Giving Pledge".

"O enfoque tradicional de doar quando se é velho ou depois da morte está caindo no esquecimento", acrescentou Bloomberg em um comentário online, em alusão ao fato de Zuckerberg tem 31 anos.

O fundador do Facebook disse em novembro que ele e sua esposa iriam doar 20 milhões de dólares para ajudar a levar internet de alta velocidade às salas de aula nos Estados Unidos.

Este dinheiro seria entregue à organização sem fins lucrativos Education Super Highway, segundo indicou em sua página.

Um mês antes, Zuckerberg e o médico de sua esposa anunciaram planos para abrir uma escola privada em um bairro pobre do Vale do Silício, que combinaria educação com cuidados de saúde.



Fonte: Yahoo!