Polícia

Após rachaduras, moradores de residencial no Rio Novo protestam na BR-316

TNH1 com TV Pajuçara | 15/08/22 - 12h47
Moradores queimaram pneus e galhos de ávores durante protesto | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (15), moradores do Residencial Amazonas, no Rio Novo, fecharam a BR-316 para protestar contra a falta de assistência depois de serem obrigados a deixar seus imóveis devido ao surgimento de rachaduras.

De acordo com moradores, uma cratera surgiu no local e postes ameaçam cair. Dois blocos recém entregues que apresentavam risco de desabamento já foram demolidos por conta das rachaduras.

O que diz a Caixa Econômica -  A CAIXA informa que o Residencial Vale do Amazonas, localizado em Maceió (AL), foi contratado no âmbito do Programa Minha, Casa Minha Vida – FAIXA I – FAR. O empreendimento foi construído pela Uchoa Construções Ltda e entregue em 2016. O banco tomou conhecimento dos fatos em julho deste ano e notificou imediatamente a construtora Uchoa, que tem realizado vistorias técnicas no empreendimento para avaliar as causas dos problemas e viabilidade de reparos.

O que diz a Prefeitura - A Prefeitura de Maceió realizou o levantamento dos imóveis afetados pelas rachaduras no bairro do Rio Novo e dará andamento ao pagamento de aluguel social às famílias encaminhadas pela Defesa Civil que se enquadram no perfil para o recebimento. O pagamento já está autorizado e será realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Além disso, a CAIXA oficiou a concessionária BRK para que preste esclarecimentos sobre escavações feitas no entorno do local e eventual relação com o ocorrido. O banco mantém acompanhamento da situação e aguarda manifestação da construtora e concessionária, para que seja possível verificar qual solução deverá ser adotada e os responsáveis pela sua execução.

O que diz a BRK - A BRK informa que a situação ocorrida em Rio Novo não tem nenhuma relação com os serviços da empresa na região. Durante o período de chuvas, a umidade do solo provocou a erosão nas vias e ocasionou o rompimento da rede de água que abastece o bairro.  A concessionária realizou o serviço de reparo emergencial para solucionar os danos causados às tubulações e segue trabalhando para reparar todas as redes e reestabelecer o fornecimento de água na região.