Justiça

Após ser denunciado no MPAL, Léo Lins posta vídeo com surdo e provoca: "Nem todos me odeiam"

TNH1 | 20/05/22 - 08h24
Reprodução

Após ser alvo do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), o humorista Léo Lins usou as redes sociais para comentar sobre a denúncia formalizada pela Associação dos Surdos de Alagoas e divulgou o vídeo do encontro que teve com uma pessoa surda em um terminal rodoviário de Curitiba, enquanto esperava um ônibus para voltar para São Paulo.

Acompanhado da namorada, a modelo Aline Mineiro, responsável pela filmagem, Léo Lins disse que o homem era um fã e pediu para fazer uma chamada de vídeo com a namorada para registrar o momento com o humorista. "Pelo menos eu aprendi um pouquinho com o protesto dos surdos e pude agradecer ele. Aprendi o muito obrigado", brincou o integrante do programa The Noite, do SBT, ao se comunicar com o fã em libras. 

Na sequência, Léo Lins disse aos seguidores que tomou conhecimento da denúncia por crime de preconceito, oferecida ao MPAL pela entidade dos surdos alagoanos, cerca de 20 dias depois da sua apresentação na capital Maceió.

"Olha, quando veio o surdo tirar foto comigo, não achava que era foto, achava mais que era protesto. Mas não, está vendo? Não são todos que me odeiam. Ele veio tirar foto, chamou a namorada dele, e hoje fiquei sabendo que o Ministério Público de Maceió está me investigando por preconceito com os surdos", provocou ao confundir o órgão do estado.

Assista:

Ministério Público apura denúncia - Nessa quinta-feira, o MPAL informou que vai investigar a denúncia da Associação dos Surdos de Alagoas contra o humorista, que se apresentou recentemente em Maceió. Em vídeos divulgados anunciando o evento e, ainda durante o show, realizado no dia 30 de abril, ele teria feito gestos e dito palavras que ofenderam as pessoas surdas, com piadas sobre a deficiência delas. Para a chefia da instituição, Léo Lins agiu de forma desrespeitosa e o comportamento "vai ser apurado com a urgência que o caso requer".

Em reunião ocorrida na quarta, o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly, recebeu dois representantes da comunidade surda, Adeilson Alves e Isabel Alvim, que protocolaram um pedido de providências em desfavor de Léo Lins. Após receber os relatos do ocorrido, a chefia do Ministério Público garantiu que o fato será investigado em duas frentes: “Vamos apurar nas esferas cível e penal para saber se está configurada a violação a algum direito dos surdos e se houve mesmo o cometimento de crime de preconceito. Pelo que nos foi explicado, o humorista agiu de maneira intolerante, com posturas irônicas reprováveis ao zombar de uma deficiência que exige respeito por parte da sociedade”, declarou.

Por meio da intérprete Aline Trindade, o representante da Associação dos Surdos de Alagoas, Adeilson Alves, disse que a queixa apresentada ao Ministério Público não busca apenas a punição para Léo Lins e que o objetivo também é conscientizar a sociedade sobre os direitos do segmento que ele representa. “Estamos aqui como minoria linguística, reivindicando o respeito pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pela identidade e cultura surdas. Nós não nos entendemos como pessoas incapazes por causa da surdez, podemos e temos capacidade para fazer o que quisermos, como qualquer pessoa sem deficiência”, disse ele.