Futebol

Apresentado no CSA, Didira explica depoimento em Arapiraca; João Feijó fala do acordo

30/11/15 - 15h57

Didira deixou o ASA e agora é jogador do CSADidira deixou o ASA e agora é jogador do CSA

Didira deixou o ASA e agora é jogador do CSA

A saída do meia Didira do ASA para o CSA causou polêmica no futebol alagoano. Há um mês, o atleta declarou, em Arapiraca, que nunca trocaria o alvinegro por qualquer outro clube do Estado, e que não tinha nada acertado com o CSA.

“Se eu não jogar no ASA, não jogo em nenhuma outra equipe de Alagoas. O ASA é o time que amo e que torço, e tenho que pensar na minha história e na minha vida no clube”, afirmou o jogador à época.

Mas no último sábado, Didira foi oficialmente apresentado no Azulão após muita expectativa. Em entrevista coletiva à imprensa, ainda no Mutange, o jogador explicou o motivo daquela declaração em Arapiraca: “isso foi um acordo que fiz com o João Feijó (conselheiro e um dos principais responsáveis por sua ida ao CSA), para que não pudesse criar problema para o meu lado e para o Feijó. Então, tive que falar aquela situação, mas eu tinha que ser profissional e pensar no meu futuro. Tenho que pensar na minha pessoa e na minha família, e foi o que aconteceu. Hoje eu estou feliz aqui no CSA e espero fazer uma boa temporada”, afirmou.

Ainda durante a coletiva, Didira foi perguntado sobre sua ida para o futebol chinês, já que havia confirmado negociação com o Shangai Shenxin, iria para Maceió tirar passaporte na mesma semana da entrevista e viajaria para a Ásia entre dezembro e janeiro. Sobre o assunto, o meia afirmou que “isso vai ficar com o João Feijó e o Rafael Tenório (presidente)”.

João Feijó explica situação

Citado por Didira e um dos principais responsáveis pela ida do atleta ao Azulão, o conselheiro João Feijó conversou com o TNH1 de forma exclusiva e explicou toda a situação envolvendo Didira e o CSA. Feijó falou também do que conversou com o meia e de que forma ele chega no clube marujo.

“O Didira na verdade não assinou contrato com o CSA ainda. Ele vai assinar. Pedi para ele não falar nada para não prejudicar ele e o ASA, que estava na Série C. Ele estava jogando e seria bom não avisar nada, porque naquele momento não tinha nada assinado com o CSA e o atleta não tinha recebido nenhum dinheiro do CSA. Acho que ele tem uma paixão muita grande e uma gratidão pelo ASA e pela cidade de Arapiraca. Que continue pensando dessa forma porque seria bonito da parte dele. Acho que ele não deveria ter dito que só jogaria no ASA, creio que foi uma emoção dele na hora. O Didira é profissional e tem que procurar a melhoria dele. Mas disse pra ele não entrar em discussão, porque o ASA faz parte da vida dele”, disse Feijó ao TNH1.

João Feijó fala da ida de Didira ao CSA. Foto: Divulgação Santa Rita

O contrato de Didira com o ASA se encerra nesta segunda-feira (30), e sobre o contrato do jogador com o CSA e de como ele chega ao clube, o conselheiro explicou: “o estatuto da FIFA permite que um atleta quando estiver com seis meses antes de acabar contrato, ele pode assinar pré-contrato com quem ele quiser. O Didira assinou pré-contrato com o Santa Rita (que vai emprestá-lo ao CSA) e recebeu dinheiro do Santa Rita. Mas isso do CSA (ter dado dinheiro ao Didira) foi uma lenda. Tanto é verdade que nesses próximos 15 dias vocês vão ver no BID da CBF que o Didira vai ter contrato com o Santa Rita. Tudo isso aí é motivo da minha amizade com o Rafael Tenório, o Raimundo Tavares (presidente do conselho azulino) e um desejo do meu pai. Fiz tudo isso pensando em trazer ele para o CSA”.

Futuro no CSA e proposta da China

Ainda segundo João Feijó, Didira fica no clube pelo menos até o final do Campeonato Alagoano. O conselheiro ainda comentou sobre a oferta que fez ao meia. “Temos um compromisso que se o Didira deixar o CSA com calendário feito, eu vou premiar ele no mês de junho ou julho do ano que vem levando ele para o Japão ou China. Eu vou levar. Ele dando calendário ao CSA eu vou dar esse presente, mas agora mesmo ele não tem a menor chance de sair do CSA. A maneira de eu trazer ele foi pedindo a ele que ajudasse o CSA a ter calendário, e se ele cumprisse essa promessa eu daria esse presente a ele”, contou ao TNH1.

Se ajudar a dar calendário ao CSA, "presente" a Didira será ida para a Ásia. Foto: TNH1

Quanto à negociação com o Shangai Shenxin, João Feijó disse que oficialmente nada foi fechado, mas há essa possibilidade. “Existe o interesse daquele clube, até porque o agente Flávio Pires, que é o representante do clube aqui no Brasil, é meu amigo pessoal. Então o Didira tentando ajudar o CSA, a gente tem o compromisso de levá-lo para a China ou Japão, onde temos grandes relacionamentos. Ele indo bem no CSA, com certeza ele se credencia para ir para fora do País”, ressaltou Feijó ao TNH1.

Já em Arapiraca...

Desde que Didira foi apresentado no CSA, a repercussão em Arapiraca não tem sido das melhores. Nas redes sociais, torcedores do ASA demonstraram descontentamento com a troca de clube por parte do atleta após a declaração de que não jogaria em nenhum outro clube alagoano. Sobre a repercussão, João Feijó disse ao TNH1 que não ficou sabendo de nada a respeito, mas afirmou achar ‘normal’. “Tanto é normal que a FIFA permite que um jogador com seis meses do término do seu contrato possa assinar pré-contrato com quem quiser. E a maior prova disso será o BID”.

Via redes sociais, no dia em que Didira se apresentou no CSA, o diretor de marketing do ASA, Igor Castro, fez uma publicação sobre a renovação que o alvinegro fará para 2016, mesmo com a saída de Didira. “Hoje foi um dia muito importante na história do ASA. Renovamos com o meia Rafael, destaque do time campeão no sub-20. Mostramos que ninguém é insubstituível, que ídolos passam e que caráter e hombridade se conquistam em suas atitudes. O ASA é maior que eu, que essa direção, até mesmo que os torcedores.... O ASA é um patrimônio de Arapiraca e de Alagoas. Ninguém, ninguém mesmo vai manchar o que construímos, o que reconquistamos no último ano. O ASA é Gigante pela união de todos e não pelo fingimento de alguns. Avante, Gigante. Em 2016, será ASA na cabeça”, disse.

Já neste final de semana, o repórter Maurício Meirelles, do programa CQC, da Rede Bandeirantes, esteve em Arapiraca fazendo um stand-up comedy no principal shopping center da cidade. Vestido com a camisa do ASA, ele convocou os presentes para entoar uma frase com o meia Didira.

Confira o vídeo, publicado pela página Pontapé Alagoano:  

Veja também:

- Agora é oficial: Didira é apresentado como novo reforço do CSA, que anuncia mais três

- Adeus ao craque: Didira anuncia saída do ASA e aceita proposta da China

- Em carta, Didira se despede da torcida do ASA: “Peço desculpas se falhei"