Alagoas

Arapiraca comemora 95 anos com grande desfile cívico; veja as imagens

William Rocha, especial para o TNH1 | 30/10/19 - 19h32
William Rocha/TNH1

Desde que Manoel André fez da sombra de uma árvore, da família do angico branco muito comum no Agreste e no Sertão, sua morada, lá em 1848, que essa terra não para de se desenvolver.

Arapiraca, tradicionalmente batizada pelo seu “descobridor”, chega aos 95 anos de Emancipação Política, e nesse pouco tempo de “vida” já desfrutou e desfruta de uma vasta história, que parte da economia, com a maior feira ao ar livre do país e com o título de capital do fumo, passa pelo esportivo, com criação do ASA, até a cultura regional, com o surgimento de patrimônios vivos alagoanos, a exemplo de Hermeto Pascoal, que nasceu em terras arapiraquenses.

Esperidião Rodrigues foi um dos grandes responsáveis por ter dado o pontapé inicial a toda essa desenvoltura. E em 1924, fez com que o distrito de Arapiraca se tornasse independente dos domínios do município de Limoeiro de Anadia.

Para comemorar a data, a cidade exibe anualmente uma programação de aniversário com o tradicional desfile cívico-militar, atualmente realizado no Bosque das Arapiracas, região central do município.

Este ano, o tema foi "A Escola como Espaço de Aprendizagem" e para os mais de 20 mil espectadores presentes no desfile, muito se foi contado e levado para avenida como se tudo fosse uma imensa sala de aula.

Militares, entidades e escolas, juntamente as suas bandas e fanfarras, foram as grandes responsáveis pela transmissão de toda a festa desses 95 anos do município de Arapiraca.