Futebol

Argel analisa amistoso e avisa que CSA vai contratar já para duelo com Corinthians

Paulo Victor Malta | 04/07/19 - 19h05
Augusto Oliveira / RCortez / Ascom CSA

Após comandar o primeiro jogo no CSA, o técnico Argel Fucks analisou o desempenho da equipe no empate em 2 a 2 com o Sport, em amistoso disputado no Rei Pelé na última quarta-feira (3). O treinador concedeu entrevista coletiva depois da partida e avisou que três ou quatro jogadores devem ser contratados já para o duelo com o Corinthians. 

"A gente está conversando internamente juntamente com o Rafael Tenório, com o presidente Raimundo, com o próprio Fabiano. A gente está em contato direto aí. E aí a gente vai passar para vocês. Não vamos falar em posição, não vamos falar em nomes. Acredito em umas três ou quatro peças devem chegar já para o jogo do Corinthians", afirmou o técnico.  

Segundo o comentarista Marlon Araújo, da Rádio Pajuçara FM Maceió, o zagueiro Alan Costa, o lateral Euller e o atacante Alecsandro estão acertados com o clube marujo. 

Os gols do time marujo foram marcados por Jonatan Gómez no fim do primeiro tempo e Ricardo Bueno na segunda etapa. O argentino acertou um foguete de fora da área, a bola explodiu no travessão e entrou. Já o atacante, que foi contratado durante a pausa do Campeonato Brasileiro, driblou os zagueiros e concluiu por baixo do goleiro rubro-negro. 

Com 6 pontos em nove rodadas, o CSA entrou na parada do Brasileirão na 19ª colocação. O Azulão volta a campo no domingo (14) e encara o Corinthians às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 10ª rodada. 

Veja outros trechos da coletiva.  

O jogo

"Nós temos que analisar primeiro a exibição e depois o resultado. A exibição fizemos uma boa partida, principalmente em termos de volume de jogo, em termos de chute a gol. Só para você ter uma ideia, no primeiro tempo chutamos sete vezes a gol, duas no gol e acabamos fazendo um belíssimo gol de fora da área no ângulo. No segundo tempo novamente chutamos mais sete vezes, são 14 chutes no gol. Fizemos o gol com Bueno, o goleiro adversário trabalhou muito, fez mais duas, três defesas. Tivemos uma partida muito equilibrada, fizemos 1 a 0 em uma jogada trabalhada, numa jogada que começou com a troca de passes pelo lado esquerdo. Ela foi até o lado direito trocando passes, veio para o meio e o Gómez acertou um grande chute de fora da área. No segundo gol nosso, é uma belíssima jogada muito bem trabalhada. O Didira recebe a bola, gira e joga no Robinho. O Robinho gira e coloca o Bueno no mano a mano com o zagueiro, ele acaba cortando o zagueiro, bate muito forte e acaba fazendo o 2 a 0". 


Foto: Augusto Oliveira / RCortez / Ascom CSA

"E o 3 a 0 que teria o placar, o gol do Apodi é um gol legítimo. Ele vem de trás no facão, não existe impedimento. Era o 3 a 0 e poderia mudar a história do jogo. 3 a 0 nos dava uma conquista. Acabou sendo anulado, faz parte. Com certeza absoluta se tivesse o VAR, teria teria feito o gol. E a partir do 2 a 0, nossa equipe se desorganizou um pouquinho, normal. A gente começou a mexer um pouco na equipe. Tomamos um gol logo depois dessa chance com o Apodi, que nós tínhamos a bola do jogo para fazer o 3 a 0, num contra-ataque acabamos tomando o 2 a 1. Aí depois acabamos tomando o gol de empate num escanteio, numa falha coletiva da defesa. Agora para o primeiro momento, para o primeiro treinamento, nós trabalhamos ontem um pouquinho, trabalhamos hoje, para mim foi muito importante para tirar as avaliações, para ver os jogadores jogando. Gostei muito da entrada do garoto, do Paraíba. Entrou muito bem, fintou dois, três. Na hora de chutar acabou chutando para fora, mas fez uma jogada, mostrou coragem e mostrou qualidade". 

"Então a gente vai dar oportunidade e para mim não interessa se é garoto, se é experiente, rodado, se não é, se é conhecido. Vai jogar quem estiver bem hoje. Para mim foi muito importante analisar os jogadores que a gente tem, pensando no próximo jogo contra o Corinthians. Agora temos muito trabalho pela frente. Precisamos trabalhar muito. Precisamos melhorar em todos os aspectos tático, técnico e físico". 

"Temos muito trabalho pela frente e temos que aproveitar principalmente quinta-feira, sexta-feira, sábado com dois períodos, domingo é folga, segunda dois períodos, terça. Temos uma semana cheia na semana que vem para que a gente possa principalmente ajustar esses pequenos erros que acabamos fazendo em bola parada, escanteio. Um time com a nossa altura, com jogadores que temos, com a linha defensiva alta, um goleiro de um metro e 90, zagueiros altos. Não podemos tomar um gol de escanteio e principalmente dentro da pequena área. Então isso é uma falha de comunicação normal, faz parte do erro. Agora cabe a gente analisar e corrigir. Sempre digo isso, o treinador não é só para treinar. O treinador além de treinar, ele tem que corrigir a equipe e corrigir o atleta individualmente". 

Dá para corrirgir ou é necessário buscar mais?

"Estamos no mercado, nós vamos contratar. Não tenho dúvida nenhuma disso. Nós estamos em contato direto com o Fabiano e com os presidentes Raimundo e Tenório. Nós vamos contratar, precisamos contratar. É só você olhar. A gente vai contratar. Precisamos trazer algumas peças, três, quatro peças aí para qualificar ainda mais essa equipe. Campeonato Brasileiro é um campeonato difícil, um campeonato longo. Nós temos um grupo bem pequeno". 


Foto: Augusto Oliveira / Rcortez / CSA

"Nós temos aí 27 jogadores, com 4 goleiros, 23 de linha, são 27. Nós precisamos ter um plantel aí no mínimo de 30, com quatro goleiros seriam 26 (de linha) para a gente ter mais opções. Então a gente precisa, a gente já sabe e já identificou as carências da nossa equipe. Agora isso a gente vai tratar internamente, quais são as posições, quais são os jogadores. A gente não vai abrir porque cria uma concorrência muito grande. Agora claro que vocês vão acabar sabendo ao momento que o jogador tiver aqui e depois de fazer exame médico. Vai ser apresentado a vocês, mas pode ter certeza de que a gente vai contratar". 

Comando já contra o Sport

"Os pedidos que eu fiz ao presidente quando ele me contratou. O presidente queria que eu viesse para o CSA e assistisse ao jogo. Eu falei: 'Não, presidente. Eu só vou se fizer o jogo'. Eu quero estar no campo, quero trabalhar, quero dar o treino. Ontem nós demos o treino, foi uma correria muito louca. Dar treino, chegada, apresentação, aquela coisa toda. Fui dormir 1h da manhã, acordei hoje de manhã cedo, fomos dar treino com o pessoal que não estava convocado. Fizemos um jogo hoje. Agora importantíssimo porque você ver um jogador no treino é uma coisa, você ver o jogador num jogo é totalmente diferente. Então se eu não tive tempo para ajeitar o time, para treinar o time, para conhecer os jogadores... Desse jogo do Sport, eu vou ter agora uma semana como você falou para o jogo do Corinthians". 

"São sete dias aí e se você olhar nossa programação é treino amanhã, treino sexta, sábado são dois períodos, segunda dois períodos, terça um período, quarta, quinta e sexta de manhã treinamos e viajamos para São Paulo. Treinamos lá sábado no CT do Palmeiras e jogamos domingo. Então a gente vai conseguir melhorar muita coisa. Tem muita coisa boa hoje na partida, principalmente até os 2 a 0, até os 3 a 0, que o gol do Apodi é legítimo. A finalização dele, é que vocês estavam pouco um pouco longe, ele dá um três dedos, coisa mais linda e tira do goleiro a bola. É uma jogada legítima porque ele vem de trás. Ele entra no facão, ele entra de trás, mas o bandeirinha acaba anulando o gol. Poderia ser um resultado diferente. Mas o mais importante é que a gente teve coisas boas". 

"Nós chutamos. É um time que chuta 14 vezes a gol. Sete vezes no primeiro tempo, sete vezes no segundo. No primeiro tempo foram 7, sendo 5 a gol, sendo que uma foi gol. No segundo tempo foram sete chutes de novo e um gol do Bueno. Então foi importante e foi importante eu ver o Dawhan, o Paraíba, os garotos, o Maranhão a gente já conhece, o Madson, o Didira a gente já conhece, o Naldo. Então eu procurei ver todos jogadores. Eu queria ver o Gérson, queria ver o Ronaldo, queria ver o João. Então a gente vai conhecendo os jogadores no dia a dia". 

"E o mais importante é nesse jogo. Esse jogo já dá um parâmetro melhor para ver o que a gente precisa. Teve muitas coisas boas, outras coisas não tão boas que precisamos trabalhar e corrigir. E só com o tempo que a gente vai começar a encaixar, começar a ter uma disciplina tática. Agora principalmente até os 2 a 0 eu gostei muito. A partir do 2 a 0, que a gente sofreu 2 a 1, com as mudanças a gente acabou perdendo um pouquinho, descaracterizou um pouquinho a equipe, o que é normal. Aí a gente usou muito mais para treinamento do que propriamente para jogo".