Futebol

Argel elogia atuação, diz que achou escalação ideal e destaca CSA: 'Copeiro'

Paulo Victor Malta | 23/09/19 - 15h08
Técnico Argel Fucks | Pei Fon / TNH1

O técnico Argel Fucks comemorou muito a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará no último domingo (22), que tirou o CSA da zona do rebaixamento da Série A. O técnico azulino concedeu entrevista coletiva após a partida no Rei Pelé, elogiou a atuação dos jogadores em casa, destacou o que considera a escalação ideal e resumiu a característica de jogo do time marujo: copeiro. 

"Fizemos uma boa partida, uma partida equilibrada, uma partida organizada. Pegamos um adversário de um calibre muito forte, muito alto. O adversário tem uma qualidade técnica muito boa, está entrosado e vem jogando junto há muito tempo. Nós sabíamos que o jogo seria difícil e eu falei para vocês na sexta-feira que seria mais difícil do que contra o São Paulo e a Chapecoense. E foi. Posse de bola bem equilibrada nas duas equipes. Nós temos uma diferença do Ceará, nosso time é mais competitivo, mais copeiro, mais aguerrido. O Ceará é uma equipe melhor tecnicamente, digamos assim". 

"Nós fomos muito organizados, controlamos o adversário, procuramos colocar o adversário em várias situações adversas e conseguimos. O adversário também teve seus momentos dentro da partida de exigir toda a atenção e concentração do Jordi. O jogo foi muito equilibrado, principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo, com a volta da nossa equipe e a mudança do Ricardo Bueno no lugar do Alecsandro, a gente ganhou um pouquinho mais de vivacidade na frente, um pouquinho mais de mobilidade nessa frente. E isso foi importante para o decorrer do jogo. Depois tivemos um pênalti, que não preciso nem falar que foi pênalti. Pênalti claro. Não sei se funciona o VAR naquela televisão, estou aqui há três meses e nunca vi aquela tela aberta, não sei se funciona. E o VAR é caro, deve custar uns 30 a 40 mil. Nunca o árbitro vai lá, estou aqui há três meses", reclamou o técnico.   

Argel também analisou o golaço anotado pelo lateral-esquerdo Carlinhos. O treinador afirmou que esse é um lance treinado, citou como exemplo o gol de Héctor Bustamante contra o São Paulo no Morumbi e não escondeu a satisfação com o formato da equipe. 


Carlinhos comemora o golaço que deu a vitória ao CSA (Foto: Pei Fon / TNH1)

"Foi de uma jogada trabalhada, uma jogada que a gente tem feito muito, triangulações pelos lados do campo. Já tinha feito esse gol contra o São Paulo, triangulação pelo lado esquerdo com Castán, Carlinhos, Euller, Apodi... Apodi novamente incansável na marcação. Eu acho que nós conseguimos encaixar o time. Achamos a escalação ideal, achamos as peças ideais dentro de um sistema de jogo que favorece a qualidade de cada jogador. A gente consegue extrair o máximo de cada jogador. [...] O gol é de uma jogada muito bem trabalhada, um jogo apoiado, um jogo com DNA do Azulão pela forma que a gente trabalha e prepara a equipe, a estratégia de jogo. Fizemos uma coisa importantíssima: ganhar o jogo de um adversário direto, de um confronto direto. Nesse momento estamos fora da zona do rebaixamento".

Com a vitória, o CSA chegou aos 19 pontos e saltou para a 16ª colocação, ultrapassando Cruzeiro e Fluminense e, enfim, saindo do Z-4 do Brasileirão.  

"É a primeira vez que a gente consegue sair da zona do rebaixamento. Isso é uma coisa fantástica porque vai nos trazer uma confiança maior, uma vibração maior, uma transpiração maior, um equilíbrio maior, uma organização maior. E é isso que a gente espera, crescer a cada jogo. Faltando agora oito vitórias e dois empates para completar os 45 pontos e para que a gente possa cumprir a missão de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro", comentou Argel.