Mundo

Argentina nomeia primeiro bombeiro com síndrome de Down

Razões Para Acreditar | 13/07/21 - 12h31
Divulgação

Alvaro nunca desistiu de seus sonhos. Desde 2013, o jovem, que tem síndrome de Down, já estagiava no Corpo de Bombeiros de Junín, na Argentina, aguardando a chance de ser nomeado como parte da corporação.

A paixão em servir a comunidade vem de casa: o pai dele também é bombeiro e incentiva o filho a abraçar a profissão desde que ele manifestou esse interesse quando ainda era criança.

No entanto, por ter síndrome de Down, havia muito estigma e preconceito com Alvaro: alguns questionavam sua capacidade de se tornar um bombeiro pleno.

Para mostrar que isso era possível, milhares de pessoas se uniram em uma corrente do bem e fizeram um abaixo-assinado com mais de 17 mil assinaturas para solicitar a nomeação do rapaz como bombeiro da região.

A mobilização gerou frutos, chamando a atenção das autoridades argentinas e do próprio corpo de bombeiros.

Como resultado, Alvaro foi nomeado após três anos de luta e realizou, aos 21 anos, o sonho de fazer parte da corporação!

Desde 2018, ele trabalha 30 horas por semana, de maneira informal, em diferentes tarefas da sede de Junín, que depende da Superintendência de Siniestral Polícia de Segurança.

De acordo com o portal ‘Deficiente Ciente’, trata-se de uma medida inclusiva, que felizmente será replicada em diferentes áreas do país e da província de Buenos Aires, graças a cota para trabalhadores com deficiência.

“Estou muito feliz por poder realizar o sonho do Álvaro, que emociona a todos. Quando sua mãe levantou o assunto com a gente, fizemos o possível para reduzir a burocracia e permitir sua admissão. Fico feliz que tudo deu certo ao final”, disse o prefeito de Junín, Pablo Petrecca.

“O Álvaro nos mostra que é um lutador, que as coisas podem ser conquistadas e que nunca devemos baixar os braços. É uma alegria para toda a cidade de Junín e para toda a província, porque Álvaro é um motivo de orgulho”, concluiu.