Futebol Nacional

Argentinos e uruguaios movimentam mercado da bola no Brasil

Ogol | 31/08/21 - 09h09

A grande contratação do futebol brasileiro no último dia da janela de transferências, indiscutivelmente, foi Willian no Corinthians. No entanto, quem movimentou mesmo o mercado foram os estrangeiros, ao todo cinco foram contratados por clubes da Série A.

O São Paulo fechou com dois. O primeiro a ser anunciado foi o volante uruguaio Gabriel Neves, ex-Nacional de Montevidéu. Neves, de 24 anos, estreou pela seleção uruguaia em 2020 e era titular absoluto do Nacional desde 2019, tendo ajudado o clube a conquistar duas vezes o Campeonato Uruguaio.

Jonathan Calleri também foi contratado pelo São Paulo, fechando assim uma novela (ou seria uma série?) que surgia a cada mercado de transferências desde 2016. O Tricolor Paulista sonhou por muito tempo com o retorno do atacante argentino e agora conseguiu, por empréstimo até o final de 2022, com opção de compra dos direitos em definitivo após este período.

Outros dois clubes do futebol paulista também apostaram em estrangeiros na reta final do mercado. O Red Bull Bragantino buscou no mesmo Nacional de Gabriel Neves o meia Emiliano Martínez. Martínez joga em um terço mais avançado do gramado e formava com Neves o meio de campo da equipe de Montevidéu. O contrato do jogador com o Braga é de cinco anos.

O Santos, por sua vez, fecha a trinca de uruguaios que chegam para disputar a Série A com Emiliano Velázquez. O zagueiro, de 27 anos, pertence ao Rayo Vallecano e chega ao Peixe por empréstimo, válido por duas temporadas. Velázquez tem passagens pelas seleções de base do Uruguai e viveu o auge da carreira em 2014, quando inclusive foi convocado para a seleção, mas esteve nas últimas duas temporadas na segunda divisão espanhola.

Fora de São Paulo, quem surpreendeu o mercado foi o América Mineiro. O Coelho fechou com o experiente Mauro Zárate, ex-Boca Juniors, que estava livre no mercado depois de se juntar a uma debandada que o elenco Xeneize sofreu após o final da última temporada. Zárate, de 34 anos, chegou ao América sem custos, e esteve no radar do Vitória, para a disputa da Série B.

Além dos estrangeiros, clubes da Série A acertaram a contratação de três brasileiros no fechamento da janela. O Internacional anunciou duas promessas: Kaique Rocha (zagueiro, 20 anos) e Gustavo Maia (atacante, 20 anos). O Corinthians, por sua vez, fechou um movimentadíssimo mercado com Willian, ex-Arsenal, depois de ter anunciado nesta mesma janela as contratações de Giuliano, Renato Augusto e Roger Guedes.