Alagoas

Arquitetos Urbanistas Alagoanos ficam entre os finalistas de concurso nacional de ideias

Divulgação | 21/10/19 - 10h06 - Atualizado em 21/10/19 - 10h27

Jovens Arquitetos Urbanistas Alagoanos, ficam entre os finalistas de concurso nacional de ideias promovido pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, por intermédio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo AU Jundiaí. 

O objetivo do concurso era promover uma nova proposta de desenho urbano para o local, considerando tanto o contexto local, dentro do aglomerado Urbano de Jundiaí, quanto sua relação com a vida do seu entorno imediato.

A proposta da equipe foi revelar o rio a partir da revitalização da calha, da proposição de espaços de convergência de pessoas e da integração entre as suas margens.

A equipe composta pelos Arquitetos Urbanistas formados pela Universidade Federal de Alagoas nos últimos dois anos, Paula Rangel, Gabriel Paranhos, Tuanne Carvalho, Vinicius Nascimento, Maria Luísa Machado e Alexandra Freitas e contou com a colaboração da Profa. Dra. Manuella Andrade, foi a única equipe do norte-nordeste a ficar entre as sete melhores propostas. 

Para a equipe a Proposta “VER O RIO” traz um dos principais desafios das cidades contemporâneas: reconciliar os recursos naturais com as atividades urbanas. Um cenário onde as cidades possam reaver seus espaços livres, buscando harmonia entre as funções ambientais e sociais. 

Veja o projeto na íntegra: www.valedoriojundiai.com.br