Educação

Arquivo Público de Alagoas e Cesmac promovem debate sobre a história de Maceió

Assessoria Cesmac | 18/09/19 - 10h32
Divulgação

O Arquivo Público do Estado de Alagoas – APA, realiza no próximo dia 24, a partir das 19h, o 36º Chá de Memória, que nesta edição recebe o título: “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-k”. Com o importante debate também serão lançados dois livros de autoria do historiador Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.

Uma das obras do autor, que também é vice-reitor do Centro Universitário CESMAC, é “MAÇAIÓ-K, MAÇAYÓ, MACEIÓ”, que traz a história dos feitos praticados de uma valorosa cidade mestiça, de origem indígena, que não nasceu espúria no pátio de um engenho colonial, como destaca na capa. “Contar a história de uma cidade é reescrever o passado escolhendo momentos que marcam sua construção. Foi isso que Douglas Apratto Tenório realizou no seu trabalho sobre a capital alagoana”, destaca o economista Cícero Péricles, que assina as orelhas da produção.

O outro livro é intitulado “A História do País dos Alagoanos”, trazendo nos capítulos toda trajetória que compõe a história contendo ocupações iniciais, títulos e fatos marcantes. Ainda sob o olhar do economista Cícero Péricles, o “autor transita muito bem nesses espaços, produzindo ensaios sobre temas caros a nossa história como a presença do açúcar, a guerra holandesa no século XVII, a cultura do algodão e da indústria têxtil, chegando ao século XX com uma interpretação sobre as oligarquias alagoanas numa época de transformações urbanas”, afirma o também pesquisador.

Os lançamentos dos livros são da Editora CESMAC, em coedição com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – EDUNEAL, recebendo o apoio dos Magníficos Reitores do CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, e da Universidade Estadual de Alagoas, Prof. Dr. Odilon Máximo de Moraes.
Chá de Memória

A Superintendente do Arquivo Público de Alagoas – APA, Wilma Maria Nóbrega Lima, explica que o Projeto “Chá de Memória” visa a dinamização do Arquivo Público de Alagoas, com a realização mensal de palestras, mesas-redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana. O objetivo é socializar o acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

Serviço:
36º Chá de Memória com tema:  “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-k”
Data: 24 de setembro de 2019
Horário: 19h
Local: Arquivo Público de Alagoas, Rua: Sá e Albuquerque, S/N, Jaraguá (em frente à administração do Porto e ao lado da antiga Estação Ferroviária)