Nordeste

Artistas e influenciadores nordestinos repudiam Antônia Fontenelle por fala xenofóbica ao criticar DJ Ivis

Paraibanas Juliette Freire, Flay e Gkay criticaram a fala da atriz e youtuber, sobre o posicionamento dela com relação aos vídeos expostos pela ex-mulher do compositor, Pamella Holanda, com repetidas ações de agressões contra ela.

G1 | 13/07/21 - 08h46
Foto: Reprodução

A atriz e youtuber Antônia Fontenelle se posicionou, nesta segunda-feira (12), contra o DJ Ivis, que teve vídeos expostos pela ex-mulher, Pamella Holanda, com repetidas ações de agressões contra ela. Nas declarações divulgadas em uma rede social, a fala da influenciadora foi apontada como xenofóbica por diversos artistas e influenciadores da Paraíba, que manifestaram opiniões e repudiaram os termos utilizados.

"Esses 'paraíbas' fazem um pouquinho de sucesso e acham que pode tudo. Amanhã vou contatar as autoridades do Ceará para entender porque esse cretino não foi preso", declarou Fontenelle em uma publicação sobre o Dj Ivis.

Após a declaração, paraibanos como Juliette Freire, campeã do BBB 21, além de Flay, da edição de 2020 do mesmo programa, e influenciadores como Gessica Kayane (Gkay), fizeram comentários sobre a fala de Fontenelle, que até tentou justificar a atitude em uma nova publicação. Ela afirmou que já estava esperando represálias, e que as acusações contra ela não passavam de uma tentativa de abafar a violência, em detrimento de sua fala.

Antônia Fontenelle se posicionou contra agressões cometidas pelo DJ Ivis à ex-esposa, mas foi apontada como xenofóbica contra paraibanos. Foto: Divulgação

"Esse bando de desocupado aí da máfia digital que não tem nada o que fazer. Se juntaram pra agora me acusar de xenofobia. De novo? Num cola! Já tentaram me acusar de xenofobia. (…) Porque eu falei esses paraíba (sic), quando começam a ganhar um pouquinho de dinheiro acham que podem tudo. Paraíba eu me refiro a quem faz paraibada, pode ser ele sulista, pode ser ele nordestino, pode ser ele o que for. Se fizer paraibada, é uma força de expressão", afirmou.

Foto: Reprodução TV Gobo

A paraibana Juliette Freire afirmou em uma rede social que não se trata de força de expressão, é xenofobia:

Outra artista paraibana que também se posicionou foi a BBB 20, Flay.

Foto: Reprodução TV Gobo

Ela comentou que a fala da youtuber foi reducionista ao atribuir a violência a 'ser Paraíba' e lembrou de como foi inferiorizada por ser paraibana, nordestina, preta, pobre e humilde.

Youtuber Gkay — Foto: Divulgação

Quem também se manifestou foi a digital influencer paraibana Gessika Kayane (Gkay). Ela afirmou que essas expressões xenofóbicas precisam ser banidas e são obsoletas, ultrapassadas e ofensivas.

O ator paraibano Thardelly Lima também se posicionou nas redes sociais: "De onde foi que ela tirou que uma pessoa que comete qualquer burrice, estabanada, crime, ou qualquer coisa, tem o direito de ser chamada de paraibanada?, questionou.

Além dos artistas, a página Nordestinos também divulgou o vídeo de Fontenelle e questionou sobre a origem do termo. "Eu sinceramente quero entender de onde surgiu esse termo de paraibada. Aqui na Paraíba ninguém utiliza", afirmou.

Entenda o caso

Vídeos gravados por câmera de segurança interna mostram DJ Ivis agredindo a ex-mulher na frente da filha e de outras duas pessoas. Nas imagens, não é possível identificar os dias em que as agressões aconteceram, mas a vítima, Pamella Holanda, compartilhou as imagens em rede social neste domingo (11). Além dos vídeos, Pamella também postou fotos de como o seu rosto teria ficado após as agressões.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), Pamella registrou ocorrência de lesão corporal no âmbito da violência doméstica em 3 de junho, no Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O inquérito policial foi instaurado, mas não foi possível prender Ivis em flagrante, porque as agressões ocorreram no dia 1º, segundo o órgão público.

A Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário medidas protetivas de urgência em favor de Pamella. Também informou que o caso segue em investigação e que a polícia ainda não tinha sido apresentada às filmagens das agressões divulgadas neste domingo.

A produtora Vybbe, responsável pelo gerenciamento da carreira do DJ Ivis, informou que desligou o artista da empresa, após a divulgação dos vídeos. Artistas como Marília Mendonça, Juliette e Ludmilla prestaram apoio à Pamella.

Após a divulgação dos vídeos, DJ Ivis se pronunciou por meio de nota e nas redes sociais. No comunicado, o artista fala do término com Pamella, mas não menciona as agressões.