Futebol

ASA e Confiança-SE ficam no 1 x 1 pela primeira rodada da Série C; veja gols

Fantasma sai na frente, mas cede empate no segundo tempo e soma um ponto na estreia do campeonato

22/05/16 - 17h58

ASA e Confiança-SE se enfrentaram na tarde deste domingo, 22, às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela 1ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro.  O Fantasma abriu o placar com o gol de pênalti do meia João Paulo aos 21" do primeiro tempo. Na segunda etapa, após cobrança de escanteio, o zagueiro Valdo foi mais esperto que a zaga alvinegra e deixou tudo igual. A Rádio Pajuçara FM 101,9 Arapiraca e o portal TNH1 transmitiram o duelo.

Em tarde de estreia, o ASA contou com algumas caras novas em seu time titular. O técnico Jaelson Marcelino escalou alguns atletas com quem trabalhou no Coruripe, como o zagueiro Willames José, o lateral-esquerdo Igor e o meia João Paulo. Inclusive, ex-camisa 8 do Hulk conseguiu balançar as redes para o time da casa e fez uma boa partida. O centroavante Jeferson Baiano, vindo do Santa Rita, também foi bastante acionado durante o confronto.

O time alagoano reencontrou o técnico Betinho, agora comandante do Dragão sergipano, e que desempenhou a função de treinador do alvinegro no final do estadual desta temporada. Apesar de conhecer bem alguns jogadores do Fantasma, Betinho não foi eficiente no sistema tático, mas conseguiu voltar para Aracaju com um ponto somado fora de casa. As duas equipes sentiram o desgaste físico, e demonstraram falta de ritmo de jogo, após as eliminações das competições que disputaram no primeiro semestre.

Veja os gols:

O jogo

Primeiro tempo

O Gigante de Arapiraca começou a partida com muita movimentação em todos os setores. A equipe trocava passes em velocidade e se mostrava mais incisiva no duelo. Aos 13’, o time sergipano perdeu o atacante Mateus Paraná, substituído após sentir uma lesão. Logo em seguida, o meia Diogo, um dos destaques do tempo inicial, levantou para a grande área e o goleiro Júnior Beliato conseguiu afastar o perigo.

O alvinegro buscava levar a bola em direção ao seu único centroavante, Jeferson Baiano. Aos 20’, o camisa 9 recebeu passe e foi derrubado pelo arqueiro do Dragão. O árbitro Emerson Luiz Sobral assinalou pênalti e puniu o goleiro com o cartão amarelo. O meia João Paulo cobrou e abriu o placar para o ASA em Arapiraca. Apesar de sair na frente, o time da casa continuava melhor na partida.

O zagueiro Willames José perdeu uma grande chance aos 33’, quando recebeu cruzamento e finalizou à direita da meta do Confiança-SE. Aos 42’, Klenisson foi lançado e o goleiro Junior Beliato se antecipou e defendeu em dois tempos. O melhor lance do Dragão no primeiro tempo aconteceu nos acréscimos. O meia Cascata cruzou pela direita e Orobó cabeceou por cima do gol de Thiago Braga.

Gigante fez uma boa primeira etapa e conseguiu ir para o intervalo com a vantagem no placar (Crédito: Ascom ASA)

Segundo tempo

O Fantasma voltou para o segundo tempo com algumas mudanças no sistema tático. Mesmo assim, a equipe da casa continuava levando perigo ao time azul. O Confiança-SE conseguia trocar mais passes no campo de ataque e tentava igualar o marcador. Aos 17", o técnico Jaelson Marcelino decidiu apostar nos contra-ataques e escalou o rápido atacante Ivanzinho no lugar do centroavante Jeferson Baiano. 

Em uma saída errada da defesa do time sergipano, aos 19", o atacante Ivanzinho recuperou a bola e tocou para João Paulo, que finalizou para a boa defesa do goleiro Junior Beliato. O alvinegro começou a sentir o cansaço físico e o Confiança-SE aproveitava o bom momento. Aos 28", Cascata cobrou escanteio, o zagueiro Valdo escorou para o gol e empatou o confronto no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Na reta final da partida, o Gigante de Arapiraca adiantou os seus jogadores em busca da vitória. Mesmo assim, o alvinegro não conseguiu oferecer perigo ao adversário. Após quatro minutos de acréscimos, o árbitro Emerson Luiz Sobral encerrou o duelo. Com o resultado, as equipes somam um ponto na estreia do Campeonato Brasileiro Série C.

Ficha técnica:

Campeonato Brasileiro Série C 2016 – Grupo A – 1ª rodada

Jogo: ASA 1 x 1 Confiança-SE

Gols: ASA (João Paulo, de pênalti, aos 21" do 1T) e Confiança-SE (Valdo aos 28" do 2T)

Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, Arapiraca/AL

Data: 22/05 (domingo)

Hora: 16h

Árbitro: Emerson Luiz Sobral (CBF/PE)

Assistente 1: Francisco Chaves Bezerra Júnior (CBF/PE)

Assistente 2: Bruno César Chaves Vieira (CBF/PE)

ASA

Thiago Braga; Júnior, Williames José, Rayan e Igor; Ramalho, Jorginho, Diogo (Rafael) e João Paulo; Klenisson (Jaílton) e Jefferson Baiano (Ivanzinho). Técnico: Jaelson Marcelino.

Confiança-SE

Júnior Beliato; Caíque, Valdo, Eron e Nicholas; Hamilton, Jardel (Rodrigo Jesus), Everton Sena e Cascata; Orobó (Kivel) e Mateus Paraná (Djalma). Técnico: Betinho.