Mundo

Ataque israelense mata nove pessoas da mesma família no Líbano

Folhapress | 27/09/24 - 09h59
Reprodução/Youtube

Um ataque israelense nesta sexta-feira (27) teria matado nove pessoas da mesma família na cidade fronteiriça de Shebaa, no sul do Líbano, incluindo quatro crianças, disse o prefeito Mohammad Saab à Reuters.

O Exército de Israel afirmou que as forças do país atacaram 75 alvos do Hezbollah, no sul e no leste do Líbano, na quinta (26). Em 24 horas, 92 pessoas morreram e outras 153 ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde libanês.

Na cidade de Yunin, ao menos 20 pessoas, quase todas de nacionalidade síria, foram mortas. O grupo extremista, por sua vez, teria disparado ao menos 80 foguetes contra o território israelense —não há relatos de vítimas ou de danos significativos.

O Hezbollah anunciou nesta sexta ter disparado uma série de foguetes contra a região de Tiberíades, no norte de Israel e a cerca de 30 km da fronteira com o Líbano.

Em um comunicado, o grupo disse ter respondido dessa forma aos bombardeios "selvagens" de Israel contra as localidades e os civis libaneses. O exército israelense indicou por sua vez que quatro drones e vários projéteis entraram em seu território a partir do Líbano, e especificou que vários foguetes foram interceptados.

Familiares de uma adolescente brasileira de 16 anos afirmam que ela foi morta no Líbano durante ataques aéreos feitos por Israel. Se confirmado, o caso pode fazer dela a segunda vítima nascida no Brasil desde que as forças de Tel Aviv ampliaram as ofensivas contra o Hezbollah em território libanês.