Alagoas

Atendimento no Instituto de Identificação em Maceió será apenas por agendamento eletrônico

Ascom Perícia Oficial | 31/07/20 - 12h25
Foto: Ascom Perícia Oficial

Começou a operar nesta sexta-feira (31) o site para o agendamento eletrônico de atendimento no Instituto de Identificação de Alagoas. A partir de agora, os interessados em fazer sua carteira de identidade deverão acessar o site https://agendamento.seplag.al.gov.br para marcar dia e horário do acesso aos serviços públicos oferecidos pelo órgão.

Os serviços disponibilizados no site são para emissão da 1° e 2° via da carteira de identidade, o principal documento de identidade do brasileiro que é conhecido popularmente como RG.  O serviço de entrega das carteiras de identidades já impressas também será restrito ao agendamento on-line. 

Ao acessar o site, o usuário faz o seu cadastro, escolhe o dia e horário para concluir o agendamento. No dia do atendimento, ele deverá apresentar o comprovante que poderá ser impresso ou salvo no celular. 

Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que a obrigatoriedade do agendamento eletrônico está prevista no último decreto do governo que trata da reabertura econômica, por meio do plano de distanciamento social controlado. O intuito é evitar aglomeração no posto devido ao Covid-19, e assim preservar a saúde e a vida dos usuários e dos colaboradores que atuam no órgão.  

"O decreto foi bem claro, a reabertura do Instituto está condicionada ao agendamento eletrônico, não haverá atendimento para demanda espontânea. Ou seja, quem chegar na sede sem hora marcada não será atendido, apenas iremos orientar a fazer o agendamento para que ela retorne outro dia, respeitando o decreto, e as pessoas que fizeram o agendamento,", afirmou o superintendente.  

Como a sede do Instituto possui uma capacidade máxima de espaço e limite de horário para cumprir a recomendação de distanciamento social, a superintendência ainda orienta aos usuários que no dia do atendimento, eles compareceram ao local apenas com 15 minutos de antecedência do horário previsto, antes disso não será permitido a entrada no prédio. Também não haverá tolerância de atrasos, se passar do horário marcado, a recomendação é que o usuário faça um novo agendamento.